terça-feira, 15, abril , 2025 12:44

Cirurgia de Bolsonaro para reconstrução de parede abdominal já dura 6 horas

FELIPE PEREIRA, MATEUS COUTINHO E PEDRO VILAS BOAS

DO UOL

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passa por uma cirurgia hoje (13), após apresentar um quadro de obstrução intestinal, segundo boletim médico divulgado pelo Hospital DF Star, em Brasília.

Ele está sendo submetido ao procedimento de laparotomia exploradora. A cirurgia tem como objetivo liberar aderências intestinais e reconstruir a parede abdominal. O ex-presidente foi levado ao bloco cirúrgico por volta das 8h30 e o procedimento começou por volta das 10h.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Cirurgia foi necessária porque exames mostraram persistência da subobstrução intestinal, conforme o boletim. Trata-se de um quadro que dificulta a passagem de gases e fezes.

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro disse que procedimento será longo. Em postagem no Instagram por volta das 13h30, ela afirmou que o político “está com muitas aderências”. O cardiologista Leandro Echenique, integrante da equipe que cuida do ex-presidente, havia informado ontem que a cirurgia seria de grande dimensão. “É uma cirurgia bem extensa. Veja bem, é um abdome que já foi muito manipulado desde lá de 2018, quando teve a facada”, explicou.

Antes de ir ao centro cirúrgico, Bolsonaro enviou uma mensagem a parlamentares. “Domingo, logo mais, às 08h00 me submeto à mais uma cirurgia, ainda decorrente da facada de 06/set/2018. Ao meu lado o Bispo JB Carvalho e bons médicos e enfermeiros. Se Deus quiser tudo ocorrerá bem.”

No texto, ele também falou sobre projeto de lei que anistia os envolvidos nos ataques do 8 de janeiro e que tramita na Câmara. “Modular a pena da Débora (batom), passando de 14 para 10 anos de prisão continua sendo uma brutal injustiça, já que seu crime é impossível (…) Deus ilumine cada um dos 513 deputados e 81 senadores em seus votos. Se com nossas decisões pavimentamos a nossa eternidade, esse voto tem um peso capital”, escreveu o ex-presidente. 

Esta é a 6ª cirurgia de Bolsonaro desde que levou uma facada no abdome, em setembro de 2018. O último procedimento havia sido realizado em setembro de 2023, quando ele foi submetido a um conjunto de cirurgias no aparelho digestivo e respiratório, que ocorreram de forma “satisfatória”, conforme o hospital informou na época. 

FONTE : ReporterMT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE

NOTÍCIAS

Leia mais notícias