Renúncia foi anunciada após colapso de conversas por formação de novo governo neste sábado (4). Karl Nehammer deve deixar o poder nos próximos dias. Chanceler da Áustria, Karl Nehammer, anuncia renúncia ao cargo em 4 de janeiro de 2025.
REUTERS/Elisabeth Mandl
Chanceler da Áustria, Karl Nehammer, anunciou neste sábado (4) sua renúncia ao cargo em meio a uma crise política e de governança no país europeu.
A decisão de Nehammer ocorre após o fracasso das negociações entre os dois maiores partidos centristas da Áustria para formar um governo de coalizão sem o Partido da Liberdade, de extrema direita.
“Eu renunciarei como chanceler e como líder do Partido Popular (conservador) nos próximos dias e possibilitarei uma transição ordenada”, afirmou Nehammer em um vídeo publicado no X, após as conversas de coalizão com os Social-Democratas.
As negociações por uma nova configuração de governo se fizeram necessárias após o partido liberal Neos abandonar as negociações na sexta-feira (3), em um movimento que pegou os partidos de surpresa.
“Fizemos tudo o que era possível até este ponto. Um acordo sobre pontos-chave não é viável, então não faz sentido para um futuro positivo para a Áustria”, disse o chanceler austríaco.
Esta reportagem está em atualização.
source
Fonte: G1
Chanceler da Áustria anuncia renúncia ao cargo após fracasso de negociações por coalizão
PUBLICIDADE