sexta-feira, 16, maio , 2025 11:24

Bombeiros mostram técnica e agilidade durante 3º Desafio de Salvamento Veicular

Promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), o 3º Desafio de Salvamento Veicular reúne equipes de militares em uma competição que avalia não apenas a técnica, mas também a agilidade, a precisão e o trabalho em equipe dos participantes. O evento ocorre no estacionamento do Pantanal Shopping, em Cuiabá, ao longo de todo o dia, com encerramento nesta sexta-feira (16.5).

A competição propõe um cenário cuidadosamente controlado para simular acidentes veiculares reais. Nele, os bombeiros militares enfrentam situações complexas que exigem respostas rápidas e estratégias bem coordenadas para o resgate de vítimas presas às ferragens. O objetivo é aproximar a simulação das condições reais enfrentadas no serviço operacional.

Dez equipes estão participando do desafio, representando todas as unidades operacionais da corporação e envolvendo diretamente 64 bombeiros militares. Ao todo, 22 veículos estão sendo utilizados na simulação de diversos cenários de acidentes desde o início da competição, na última quarta-feira (14.5).

Segundo o major BM Rivaldo Miranda de Andrade, coordenador do desafio, a dinâmica da competição consiste em as equipes realizarem, no tempo máximo de 25 minutos, a remoção das ferragens de uma vítima de acidente veicular, assegurando a segurança tanto da vítima quanto da equipe de resgate.

Os participantes utilizam os mesmos equipamentos de desencarceramento empregados nas operações reais, todos disponíveis nas viaturas de salvamento. Cada procedimento é avaliado por um examinador independente. Vence o desafio a equipe que alcançar a maior pontuação. Os vencedores serão os representantes de Mato Grosso no desafio nacional.

“Essas atividades do desafio simulam a realidade das ruas. Os acidentes de trânsito constituem a segunda causa de óbitos externos no Brasil, e o Corpo de Bombeiros Militar é responsável por esse tipo de atendimento. Esses treinamentos fazem com que, na ponta da linha, a corporação preste um serviço de melhor qualidade à população. É uma experiência muito enriquecedora. Eles têm contato com diversos tipos de veículos e cenários. O que nós simulamos, replicamos na prática”, explicou o major.

Uma das quatro equipes que conseguiram completar a missão de salvamento dentro do tempo previsto foi a representante do 5º Comando Regional de Bombeiros Militar, da região de Cáceres. Integrante da equipe, o 3º Sargento BM Guilherme Silva Cabral destacou a importância de participar do desafio e o aprendizado adquirido durante a competição.

“Essa primeira prova foi uma experiência muito proveitosa. Não tenho o curso de salvamento veicular, mas sou enfermeiro de formação, então pude aprender bastante sobre salvamento veicular integrado ao atendimento pré-hospitalar. A interação entre as equipes de todo o Estado está sendo excelente. Aprendi muitas técnicas novas, praticadas em outras unidades. Está sendo uma troca de experiências em um cenário desafiador, que exige raciocínio rápido e estratégias bem definidas”, disse.

Além dessa equipe, também conseguiram completar o desafio, até o momento, as seguintes equipes: do 4º Comando Regional de Bombeiros Militar, de Barra do Garças; do 3º Comando Regional de Bombeiros Militar, de Sinop; e a equipe Rescue Fem, composta exclusivamente por bombeiras militares.

Capacitação e eficiência

De acordo com o comandante-geral, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, essa iniciativa reforça não apenas a importância do treinamento contínuo, mas também evidencia o nível de preparo técnico e a excelência operacional das equipes envolvidas nas missões de salvamento.

Eventos como esse, segundo o comandante, fortalecem a integração entre as unidades operacionais e garantem que os bombeiros militares estejam cada vez mais prontos para agir com rapidez, eficiência e segurança em situações críticas. “Na sua hora de ouro, no seu minuto de sobrevida, é nesse momento crucial que a chegada dos nossos militares faz toda a diferença entre a vida e a morte das vítimas presas dentro de um veículo”, afirmou o comandante.

Além de promover o aperfeiçoamento das habilidades operacionais, o desafio também contribui para conscientizar o público sobre a complexidade das ações realizadas diariamente pelos bombeiros militares. Por isso, o evento é gratuito e aberto ao público interessado em acompanhar as ações.

A diretora de marketing do Pantanal Shopping, Daniela Rossi, destacou a importância de parcerias como essa. “É uma parceria muito relevante, pois traz eventos que orientam a nossa população, além de proporcionar aprendizado contínuo para o próprio Corpo de Bombeiros Militar. É fundamental que a sociedade compreenda como os bombeiros atuam e salvam vidas”, finalizou.

A equipe vencedora do 3º Desafio de Salvamento Veicular será anunciada na noite desta sexta-feira (16.5), durante a solenidade de encerramento da competição. São parceiros do evento as empresas Resgatécnica, Grupo Canopus, Saga BYD, Sicredi, PRP Borges, LP Engenharia, GM Engenharia, Fecomércio, Grupo Aldo, entre outros apoiadores.

Fonte: Governo MT – MT

FONTE : MatoGrossoNews

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE

NOTÍCIAS

Leia mais notícias