terça-feira, 8, abril , 2025 01:49

Batom vira hit em ato em SP por anistia a envolvidos em ataques golpistas

Débora ficou conhecida por pichar com batom a estátua da Justiça em frente ao STF. Mas a acusação contra ela não se limita a esse único ato. Segundo a denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República), a mulher participou do quebra-quebra e se associou conscientemente aos demais participantes dos atos golpistas de 8 de Janeiro.

Débora ainda não foi condenada. Manifestantes exibem cartaz com batom, dizendo “usar essa arma te condena a 14 anos”, mas isso não é verdade: Débora ainda não foi condenada. O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, sugeriu uma pena de 14 anos de prisão por cinco crimes: abolição violenta do Estado democrático de direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa armada.

Para ela ser, de fato, condenada, ao menos três dos cinco ministros da Primeira Turma do STF têm de apoiar esse entendimento, e o julgamento ainda não acabou. Até o momento, há dois votos nesse sentido, o de Moraes e o do ministro Flávio Dino. O ministro Luiz Fux suspendeu a análise por até 90 dias, e sinalizou que vai pedir uma revisão da pena.

Manifestante segura cartaz com os dizeres 'Cuidado, usar essa arma te condena (sic) 14 anos' em manifestação na Paulista
Manifestante segura cartaz com os dizeres ‘Cuidado, usar essa arma te condena (sic) 14 anos’ em manifestação na Paulista Imagem: Eduarda Esteves/UOL

Homem diz ter viajado 1.200 km para participar de manifestação. O autônomo José Oliveira, 58, veio numa caravana de Montanha (RS) fazer um bate-volta em São Paulo. “Eu estou aqui para protestar pelas penas desproporcionais que foram aplicadas. É um absurdo. Hoje não é um ato fora Lula, é por justiça por essas pessoas. Multas milionárias, como é o caso da Débora, por causa de um batom.”

Governadores apoiam ato com Bolsonaro

Sete governadores foram à manifestação. Romeu Zema (Novo-MG), Jorginho Mello (PL-SC), Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Ronaldo Caiado (União-GO), Wilson Lima (PL-AM), Ratinho Jr. (PSD-PR) e Mauro Mendes (União-MT) posaram ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro em foto divulgada pelo líder da bancada evangélica na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ).

noticia por : UOL

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE

NOTÍCIAS

Leia mais notícias