terça-feira, 15, abril , 2025 04:23

Avião com traficantes cai após ser interceptado pela FAB

THIAGO NOVAES

DO REPÓRTER MT

Um avião de pequeno porte, carregado com drogas, foi interceptado pela Força Aérea Brasileira (FAB), na madrugada desta segunda-feira (14). A aeronave bimotor caiu próxima a uma aldeia índigena, na divisa entre Alta Floresta (a 790 km de Cuiabá) e o estado do Pará.

Dois traficantes bolivianos que estavam a bordo da aeronave ficaram feridos e foram encaminhados a uma unidade de saúde.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Conforme informações da FAB, o bimotor oriundo do Peru foi interceptado por caças A-29 Super Tucano, após invadir o território brasileiro sem autorização. A ação foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e contou com apoio da Polícia Federal (PF), e com apoio do Grupo Especial de Fronteira (GEFRON), da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso.

O avião, modelo Seneca, entrou no espaço aéreo brasileiro por volta das 9h e foi detectado pelos radares da FAB. Seguindo o protocolo, os pilotos adotaram as medidas coercitivas averiguação e posteriormente medidas de intervenção, incluindo ordens de mudança de rota.

As ordens não foram acatadas pelo piloto do bimotor que tentou fugir. Ao descer, a aeronave perdeu altitude e bateu contra o solo, em uma área de mata próxima ao rio São Manoel, na divisa entre Mato Grosso e Pará. Com o impacto o avião ficou completamente destruído.

Na sequência, um helicóptero de resgate da FAB foi acionado e transportou os agentes da PF até a região de difícil acesso, próximo à Aldeia Ariramba. No local, os policiais federais prenderam os dois traficantes bolivianos e apreenderam 51 tabletes de maconha, tipo skunk.

Devido a queda, os bandidos sofreram lesões graves. Eles foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e encaminhados ao Hospital Regional de Alta Floresta, onde receberam atendimento médico. As drogas foram apreendidas e estão sob responsabilidade da Polícia Federal, que também mantém os traficantes sob custódia.

A interceptação faz parte da Operação Ostium, do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), que tem como objetivo combater ilícitos no espaço aéreo brasileiro, por meio de ações coordenadas entre a FAB e outros órgãos de segurança pública. 

Veja vídeo

FONTE : ReporterMT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE

NOTÍCIAS

Leia mais notícias