A Prefeitura de Cuiabá deu inicio, nesta sexta-feira (8), a reinstalação dos radares eletrônicos de controle de velocidade em avenidas de fluxos intensos na Capital. Os equipamentos foram retirados no ano passado em atendimento a uma determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
A decisão de reinstalar os equipamentos acontece após acordo firmado entre a Prefeitura e o Ministério Público de Mato Grosso (MPE). Inicialmente, os motoristas que cometerem alguma infração no trânsito não serão penalizados.
“Existe um TAC firmando um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta ) em 2015, o qual obriga o município a implantar mais novos equipamentos, então por meio de TAC, não foi possível anteriormente a implantação de novos equipamentos devido ter sido findado o processo licitatório. Na renovação desse contrato foi aumentada a quantidade de equipamentos, então, atendendo determinação do MPE, hoje, o município de Cuiabá implanta novos equipamentos, para diminuir o índice de acidentes de mortalidade no município”, explicou Michel Diniz, assessor técnico da Semob, durante entrevista ao MT1 (TV Centro América).
No entanto, neste primeiro momento, os motoristas e motociclistas que cometerem alguma infração no trânsito não será cobrada nenhuma multa. “Os equipamentos serão aferidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, após que aferido, a Semob irá informar a população e a imprensa sobre o período que a partir de tal data estará valendo. Nós temos uma previsão para que 30 a 60 dias”, diz.
Ao todo, a Capital dispõe de 44 pontos onde estão instalados os equipamentos. Na retomada das instalações, a estimativa é de que haja um aumento nesse número de 10 a 20%.
Conforme o assessor técnico da Semob, pontos na MT-251 e MT-010 (estrada Guia), serão contemplados. Nos locais, ocorrem muitos acidentes por isso a necessidade da fiscalização eletrônica.
Os radares estão instalados na Avenida do CPA, Avenida das Torres e também na Miguel Sutil.
FONTE: FOLHAMAX