InformaMT
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Renúncia e Sonegação Fiscal da Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou nesta segunda-feira (20) um requerimento que convoca o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), Antônio Galvan, a prestar depoimento. Segundo os parlamentares, a associação recebe anualmente recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), o que levantou a suspeita de malversação das quantias de dinheiro público.
Por meio de nota, a Aprosoja Brasil afirmou que segue rigorosas regras de ‘compliance’ e que, desta forma, não foi e nem pode ser feita nenhuma movimentação irregular nas contas da entidade, pois os gastos são utilizados estritamente com as atividades fim da Aprosoja Brasil.
No período de 2019 a 2021, a Aprosoja recebeu R$ 138 milhões do governo do Estado via Fethab. O dinheiro é resultado de um convênio para fortalecer o Instituto Mato-grossense do Agronegócio (Igro), conforme lei estadual criada em 2019.
O deputado estadual Wilson Santos (PSDB), autor do requerimento, afirma que a CPI busca respostas a respeito disso e dará a oportunidade do presidente da Aprosoja dar suas explicações e contribuir com sugestões para a melhoria da arrecadação de nosso estado.
O requerimento de convocação também foi aprovado pelos deputados Valmir Moretto (Republicanos) e Ondanir Bortolini, o Nininho (PSD).
InformaMT/G1