31 C
Cuiabá
quarta-feira, fevereiro 12, 2025

Alckmin diz que não há guerra tributária e defende diálogo com os EUA após tarifa de Trump sobre aço

O vice-presidente, Geraldo Alckmin, voltou a afirmar nesta quarta-feira (12) que é necessário diálogo para tratar das taxações impostas pelos Estados Unidos e disse que “não há guerra tributária”.

“O caminho então é diálogo. Isso já aconteceu anteriormente e foi estabelecido cota. Então vamos dialogar para buscar um bom entendimento. Não tem guerra tributária”, afirmou.

Na terça-feira (11), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mencionou o aumento expressivo de compra de aço da China pelo Brasil entre as justificativas para elevar as tarifas sobre as importações de aço e alumínio para 25% e cancelar cotas para grandes fornecedores.

A declaração de Alckmin foi feita após o lançamento de metas voltadas ao setor da indústria, como parte da sexta missão estabelecida na nova etapa do Nova Indústria Brasil (NIB).

O vice-presidente disse ainda que considera a implantação das cotas de importação do aço como uma alternativa à taxação, e que governo brasileiro irá procurar os Estados Unidos para tratar da questão.

“A alíquota que foi imposta foi para o mundo inteiro, então ela não foi discriminatória, ela foi para o mundo todo”, disse Alckmin. “Temos uma tradição de 200 anos que vai completar esse ano de relação diplomática e de parceria com os Estados Unidos. E vamos continuar. Isso é do cotidiano. Todo dia você tem essas questões de alteração tarifária. O caminho é diálogo e nós vamos procurar o governo norte-americano para buscar a melhor solução.”

As metas da nova etapa do programa, inclui chegar a 55% dos domínios de tecnologias fundamentais à Defesa Nacional. Com investimentos públicos e privados de R$ 112,9 bilhões, a missão busca ampliar o domínio brasileiro em áreas como radares, satélites e foguetes.

No total, os investimentos públicos do período 2023-2026 foi de R$ 1,186 trilhão. Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento Industrial,

O lançamento teve a participação presença do e dos ministros José Múcio (Defesa), Fernando Haddad (Fazenda), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e representantes do governo federal, da sociedade civil e do setor produtivo.

noticia por : UOL

PUBLICIDADE

NOTÍCIAS

Leia mais notícias