InformaMT
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) informou nesta terça-feira (27) que amostras coletadas na Cachoeira Queima-Pé, em Tangará da Serra, onde foi realizado o chá revelação que tingiu a água de azul, não apontaram alterações na qualidade da água, em parâmetros físicos, como cor e odor, ou mortandade da fauna.
O evento foi realizado no domingo (25). Imagens publicadas por pessoas que participaram da festa – e apagadas posteriormente – mostram o momento em que a água da cachoeira fica azul para anunciar a chegada de um menino. Eles também usam fumaça colorida e soltam confetes.
O homem disse também que não sabia que o produto seria lançado na cachoeira. O material utilizado para tingir a água não foi informado pelo órgão.
Os técnicos da secretaria estadual estiveram no local na tarde de segunda-feira (26), um dia depois do evento. Funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Tangará da Serra também acompanharam a coleta do material. O evento é investigado pelo Ministério Público.
O g1 tentou contato por telefone com um dos responsáveis pelo chá revelação na tarde desta terça-feira, mas as ligações não foram atendidas.
O dono da propriedade onde o chá revelação foi realizado também foi ouvido pela Sema-MT e comunicou que apenas cedeu o local.
InformaMT/G1