Violência foi provocada pela prisão de Ricardo González, suposto líder regional do Cartel do Norte. Presidente anunciou envio de militares para a fronteira. ARQUIVO: Membros da Guarda Nacional dos EUA patrulham fronteira com o México, em 14 de janeiro de 2025
REUTERS/Jose Luis Gonzalez
O aeroporto da cidade mexicana de Nuevo Laredo, na fronteira com os Estados Unidos, suspendeu as operações nesta segunda-feira (3) devido a tiroteios registrados na área. Mais cedo, a presidente Claudia Sheinbaum anunciou o envio de 10 mil militares para a fronteira norte.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A violência foi provocada pela captura de Ricardo González, conhecido como ‘El Ricky’, suposto líder regional do Cartel do Norte — uma das maiores organizações criminosas da região. A prisão levou o consulado dos Estados Unidos na cidade a ordenar que seu pessoal permaneça sob resguardo.
A prefeita da cidade, Carmen Lilia Canturosas, anunciou nas suas redes sociais que os voos programados para esta segunda-feira “estão cancelados e serão reprogramados para a manhã de terça-feira, 4 de fevereiro”.
Mais cedo, ela pediu aos moradores que não saíssem de suas casas até que a situação estivesse sob controle.
A companhia aérea mexicana VivaAerobús confirmou a suspensão das operações no terminal aéreo, ao assinalar que a medida busca “garantir o bem-estar de todos os passageiros, tripulação e pessoal operacional”.
Por sua vez, a Secretaria de Segurança Pública afirmou que “El Ricky” conta com duas ordens de prisão vigentes, “além do que é identificado como autor intelectual de extorsões, homicídios e ataques às forças policiais”.
Militares na fronteira
Os disparos desta segunda-feira foram registrados depois da presidente Sheinbam ordenar o envio de 10 mil militares para a fronteira com os Estados Unidos para conter o tráfico de drogas para o país vizinho.
A presidente anunciou a medida após uma conversa com Donald Trump. O norte-americano concordou em congelar as tarifas de 25% às exportações mexicanas, que foram anunciadas no sábado (1º), sob o argumento de que o México não faz o suficiente para deter o tráfico de drogas e migrantes para os EUA.
Nuevo Laredo é um dos principais pontos de passagem no transporte de carga entre o México e os Estados Unidos. A cidade já foi palco de confrontos armados entre forças de segurança e grupos do crime organizado no passado.
Em março de 2022, o consulado americano na cidade suspendeu temporariamente as operações após ser alvo de tiros e ser atingido por granadas, aparentemente lançadas por criminosos.
À época, a cidade sofreu incidentes armados, bloqueios e queima de veículos após a captura de Juan Gerardo Treviño, conhecido como “El Huevo”, outro líder do Cartel do Nordeste.
VÍDEOS: mais assistidos do g1
source
Fonte: G1
Aeroporto mexicano na fronteira com EUA fecha por causa da violência
PUBLICIDADE