Segundo o chefe dos Bombeiros da capital americana, as autoridades acreditam que a fuselagem da aeronave precisa ser removida antes que mais corpos possam ser recuperados e o clima segue dificultando as operações. O chefe dos bombeiros de DC, John A. Donnelly, fala à mídia
REUTERS/Eduardo Munoz
Após mais um dia de operações no rio Potomac, nesta sexta-feira (31), o Corpo de Bombeiros de Washington conseguiu recuperar mais 13 restos mortais das vítimas do acidente aéreo entre um avião da American Airlines e um helicóptero militar.
Em coletiva de imprensa, o chefe dos Bombeiros, John Donnely, afirmou que 41 corpos foram recuperados até agora – 28 já foram identificados – e que as autoridades acreditam que a fuselagem da aeronave precisa ser removida para que mais sejam encontrados.
De acordo com Donnely, o clima frio segue dificultando a operação de recuperação e a previsão de chuva para os próximos dias pode atrasar um pouco os esforços.
Ele também disse que as equipes trabalharam a noite toda para resgatar mais vítimas e usaram varreduras de sonar para realizar buscas na costa e conduzir buscas aéreas.
Dois navios da guarda costeira estão ajudando as equipes de mergulho, e mais devem chegar neste sábado (1º). As autoridades estãopedindo aos moradores locais que relatem imediatamente quaisquer destroços ou restos mortais que encontrarem.
Trump voltou a falar do acidente
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (31) que o helicóptero militar que colidiu com um avião da American Airlines no ar em Washington na quarta-feira (29) estava voando “alto demais” no momento da batida.
Segundo Trump, a aeronave militar estava “muito além” do limite da altitude que deveria estar naquele momento. O helicóptero, de modelo Black Hawk do Exército, bateu no ar contra um avião de passageiros da American Airlines na noite de quarta. Todas as 67 pessoas a bordo morreram, segundo Trump.
Veja onde aconteceu colisão entre entre avião e helicóptero e como funciona espaço aéreo de Washington
“O helicóptero Blackhawk estava voando muito alto, muito alto. Estava muito acima do limite de 200 pés. Isso não é muito complicado de entender, é???”, escreveu em sua rede social Truth Social.
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O presidente não informou se a conclusão foi da investigação sobre o caso, que é conduzida pelo Conselho Nacional de Transportes dos EUA e pela Agência de Aviação Civil dos EUA (FAA, na sigla em inglês).
Já a avaliação inicial da FAA aponta para a torre de controle. Segundo um primeiro relatório da agência ao que a imprensa norte-americana e agências de notícias disseram ter tido acesso, a torre tinha menos controladores de voos operando no momento da colisão do que deveria haver para aquele período.
Uma fonte local ouvida pela Reuters disse que apenas um controlador, em vez de dois, estava lidando com o tráfego local de aviões e helicópteros na quarta-feira à noite no aeroporto Ronald Reagan, de onde o avião da American Airlines se aproximava para pousar no momento da batida.
Já o Conselho Nacional de Transportes começou a analisar as caixas pretas encontradas também na quinta pelas equipes de regaste. O conselho está estudando o gravador de voz da cabine e o gravador de dados de voo do avião CRJ700, da American Airlines.
O relatório preliminar sobre o acidente deve sair em 30 dias, como é de praxe.
Trabalhos de resgate
Também nesta sexta, as equipes de resgate que trabalham no rio onde caíram as aeronaves pretendem retirar escombros do local da queda nesta sexta-feira (31), segundo autoridades locais.
As caixas pretas e 28 corpos foram recuperados na quinta-feira (30) — 64 pessoas estavam a bordo do avião da American Airlines, e três, no helicóptero. Todas morreram, segundo disse na quinta-feira (30) o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Os trabalhos seguirão nesta sexta, embora estejam afetados por dificuldades por conta do frio extremo, que deixou o lago congelado e temperaturas que chegam a -4ºC. Ao longo do dia, mergulhadores pretendem retirar escmbros e mais corpos nesta sexta-feira, disse o Corpo de Bombeiros de Washington.
“Durante a noite, os barcos permaneceram no local para buscas de segurança e de superfície de parceiros regionais locais, estaduais e federais”, disse um dos membros das equipes de resgate à agência de notícias Reuters.
Causas
Equipes recuperam destroços de aeronave no rio Potomac, em Washington, após a colisão do voo 5342 da American Airlines com um helicóptero militar
Carlos Barria/Reuters
As autoridades não identificaram o motivo da colisão, que aconteceu enquanto o jato regional tentava pousar no Aeroporto Nacional Ronald Reagan, em Washington.
Os militares disseram que a altitude máxima para a rota que o helicóptero estava tomando é de 200 pés (61 metros), mas ele pode ter voado mais alto. A colisão ocorreu a uma altitude de cerca de 300 pés, de acordo com o site de rastreamento de voos FlightRadar24.
As comunicações de rádio mostraram que os controladores de tráfego aéreo alertaram o helicóptero sobre o jato se aproximando e ordenaram que ele mudasse de curso.
O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB, em inglês), agência responsável pela investigação de acidentes aéreos dos EUA, disse nesta quinta-feira (30) que encontrou as caixas-pretas do Bombardier CRJ700 da American Airlines, que colidiu com um helicóptero militar e caiu em Washington.
Segundo os investigadores, foram retirados do rio Potomac tanto o gravador de voz do cockpit quanto o gravador de dados de voo. Os equipamentos seguem agora para o laboratório do NTSB para avaliação.
As caixas pretas dos aviões são essenciais para ajudar a elucidar as causas de desastres aéreos e, assim, auxiliar na prevenção deles. Por exemplo: as caixas pretas do voo 447 da AirFrance, que caiu no Atlântico em 2009, puderam ser localizadas quase dois anos depois da queda da aeronave que fazia o trajeto Rio-Paris.
Os equipamentos são feitos de materiais ultra-resistentes. É esperado, portanto, que elas não tenham sido danificadas pela colisão e a queda no rio.
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O acidente
Avião comercial e helicóptero militar colidem nos EUA
O avião comercial envolvido na colisão é Bombardier CRJ700, utilizado para voos regionais. De acordo com as autoridades, era um voo da American Airlines que partiu de Wichita, no Kansas, com destino a Washington. Ao todo, 60 passageiros e quatro tripulantes estavam a bordo.
A batida aconteceu quando o avião estava a poucos metros da pista do aeroporto Ronald Reagan, momentos antes de pousar.
A queda aconteceu nas proximidades do rio Potomac, que fica perto do aeroporto. Equipes de emergência foram enviadas para fazer buscas com helicópteros e botes.
Já o helicóptero é um de modelo Sikorsky UH-60 Black Hawk, usado pelas Forças Armadas dos Estados Unidos. Segundo o Exército americano, três militares estavam na aeronave para um treinamento.
Todos os pousos e decolagens foram suspensos no aeroporto, que fica a apenas 6 km do centro de Washington, D.C., onde está a Casa Branca.
Mapa mostra local de colisão entre avião e helicóptero perto de Washington, capital dos Estados Unidos, em 29 de janeiro de 2025.
arte/ g1
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Fonte: G1
Acidente aéreo em Washington: restos mortais de 41 das 67 pessoas já foram recuperados
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