28 C
Cuiabá
sábado, novembro 23, 2024

Mais de 2,4 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo em Mato Grosso

InformaMT

As eleições 2022 começam neste domingo (2) em todo o Brasil. Em Mato Grosso, 2.469.414 pessoas estão aptas a votar. Conforme o Tribunal Regional Eleitoral, 51% são mulheres e 49%, homens. Além disso, 570 pessoas votam nestas eleições com nome social.

Na capital, são 427.797 eleitores aptos: 54% mulheres e 46%, homens. Em Várzea Grande, na região metropolitana, são 178.509 votantes e 54% e 46% mulheres e homens, respectivamente.

Já o eleitorado indígena possui 16.109 votantes em Mato Grosso. Eles comparecerão a 76 seções eleitorais distribuídas em 54 locais de votação.

Novo horário

Em Mato Grosso, a votação começa às 7h e vai até 16h. São 1.465 locais de votação.

No estado, serão utilizadas 8.858 urnas eletrônicas em 57 zonas eleitorais. Do total de aparelhos, 7.652 foram destinadas às seções eleitorais e 1.207 para contingência.

Cuiabá é o maior colégio eleitoral com 427.797 locais de votação. A Escola Estadual Malik Nomer Zaahafi Didier e a Escola Estadual André Avelino são os maiores locais de votação.

O segundo município com mais eleitores é Várzea Grande, com 178.509 pessoas aptas ao voto.

Aproximadamente 50 mil pessoas atuarão no pleito no estado, neste primeiro turno.

Embora não seja necessário apresentar o título para votar, é importante que a eleitora ou o eleitor saiba qual é a sua seção eleitoral, informação que poderá ser obtida no próprio título eleitoral ou por meio da consulta ao local de votação, por nome do eleitor ou por número do Título de Eleitor, ou ainda por meio do aplicativo e-Título.

  • O eleitor que cadastrou dados biométricos também precisa levar documento de identidade oficial com foto?

Sim, também é preciso.

  • Pode votar apresentando apenas Certidão de Nascimento ou de Casamento?

Não será admitida Certidão de Nascimento ou de Casamento como prova de identidade no momento da votação.

Segurança nos locais de votação

O total de 2022 está distribuído em 3.416 policiais militares, 1.171 policiais civis, 384 bombeiros militares, 219 policiais federais, 35 militares da Marinha do Brasil e 441 do Exército Brasileiro.

Serão utilizados também drones em todo o estado, que serão pilotados por profissionais da segurança.

No caso da Polícia Militar, o efetivo dobrou e esta é a maior operação realizada nas eleições. A atuação ocorrerá em 1.405 locais de votação, entre policiamento fixo e rondas. Além disso, estarão em prontidão 520 policiais militares, sendo 350 das Forças Táticas nos 15 Comandos Regionais, 120 das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) e 50 do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

Já a Marinha dará o apoio em aldeias indígenas com 35 militares, cinco caminhonetes, quatro embarcações de casco rígido e uma viatura operativa de fuzileiros navais. Só nas aldeias dos municípios de Gaúcha do Norte, Peixoto de Azevedo, Feliz Natal e Guarantã do Norte, serão 28 policiais federais e 54 viaturas.

Foi determinada a extinção dos “cadeiões” no pleito deste ano. Com isso, os eleitores que forem presos no dia das eleições serão conduzidos para a sede da Polícia Federal (PF) ou para uma delegacia de Polícia Civil.

Conforme normativo elaborado pela Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), caso haja flagrante, o auto de prisão será lavrado na delegacia ou na sede da PF e a pessoa será apresentada em 24 horas à autoridade judicial para audiência de custódia.

Quando se tratar de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), este também será lavrado perante à autoridade policial, e as pessoas serão intimadas a comparecer à Justiça em datas determinadas.

O estado terá a atuação de mais de 6 mil integrantes das forças de segurança estaduais e federais. O efetivo das principais forças de segurança empregado neste pleito é bem maior que o de 2018, que contou com 4.300 integrantes.

InformaMT/G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE

NOTÍCIAS

Leia mais notícias