Da redação
Após a recontagem dos votos, nesta sexta-feira (26), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Vander Masson (PSDB) pode assumir a vaga do deputado federal Neri Geller (PP) que teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Vander Masson é o atual prefeito do município de Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá. Caso o prefeito renuncie a vaga, Marco Marrafom deve assumir. Ele ficou em segundo lugar com 22 votos a menos.
Segundo o presidente do TRE de Mato Grosso, Carlos Alberto Alves Rocha, o TSE determinou que o deputado federal que vai assumir a vaga de Neri, tome posse imediatamente.
“A decisão é do TSE, aonde foi determinado o seu cumprimento imediatamente anulando o voto do candidato cassado”, disse.
Cassação
Por unanimidade, o TSE cassou o diploma do mandato do deputado federal por Mato Grosso Neri Geller (PP) e declarou inelegibilidade dele por 8 anos. De acordo com a assessoria de imprensa do parlamentar, o setor jurídico está analisando a decisão.
Neri é candidato nestas eleições ao Senado Federal.
O relator do processo, o ministro Mauro Campbell, entendeu que a investigação do Ministério Público Eleitoral indicou que houve “triangulação” da arrecadação de recursos durante a campanha eleitoral em 2018.
Segundo as investigações, Neri teria utilizado a conta bancária do filho para mascarar recursos que havia recebido para a campanha eleitoral.
Informamt/g1-mt