Segundo o IFMT, a partir do dia 14 de setembro, os candidatos poderão ter acesso à confirmação da inscrição, com nome, número, curso escolhido, horário e local da prova a ser realizada.
A instituição ainda oferece isenção de taxa de até 30% aos candidatos que comprovarem os pré-requisitos para pedir o benefício, conforme edital. A data para esse direito segue até 20 de julho. Já no dia 1º de agosto, o IFMT irá divulgar o resultado dos candidatos que pediram a isenção.
A avaliação acontece no dia 9 de outubro deste ano, na unidade escolar escolhida pelo candidato no momento da inscrição. A prova começa às 14h e termina às 17h, com três horas de duração, incluindo o preenchimento do cartão-resposta pelos candidatos.
A prova contém 40 questões objetivas, sendo 20 sobre português e a outra metade sobre matemática. Cada pergunta vale um ponto e abrange os conteúdos do ensino fundamental.
O gabarito da prova objetiva será divulgado pelo IFMT no dia 10 de outubro, no site da instituição. Já no dia 20 de dezembro serão divulgadas dez listas, uma com a relação dos aprovados na listagem geral e outra com excedentes do processo seletivo, assim como nas outras nove listas, onde estarão os candidatos que se inscreveram como cotistas. As listas são separadas por curso e turno.
Passado o processo seletivo, os aprovados deverão ficar atentos à matrícula nos dias 6 a 13 de janeiro de 2023, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Nesta fase, a matrícula do aluno deve ser feita de forma presencial na unidade escolar onde escolheu para prestar a prova e na qual tenha sido aprovado.