InformaMT
Um projeto para ligar interessados em parcerias diretamente com os catadores de recicláveis foi criado pela Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O objetivo é contribuir com a economia da categoria e ajudar o meio ambiente, evitado descartes irregulares.
Os pesquisadores criaram um mapa virtual onde é possível utilizar filtros por município, por tipo de resíduos, entre outras informações para que as pessoas encontrem locais para a destinação dos resíduos.
De acordo com a universidade, o principal objetivo é promover a maior visualização de informações para conhecer e localizar os recicladores.
O painel foi lançado nesta semana e está disponível na internet.
O projeto de extensão teve o apoio de membros da Comissão do Plano de Logística Sustentável (PLS).
Segundo a Pró-reitoria, o ‘Painel Recicladores’ contou com dados coletados por meio de pesquisas na web, principalmente no site das prefeituras dos municípios.
A universidade informou que o mapa será atualizado com as respostas dos formulários, elaborado para cadastrar dados dos recicladores, principalmente os presentes nas regiões onde se localizam os campi da UFMT.
InformaMT/G1