26 C
Cuiabá
sexta-feira, novembro 22, 2024

Unemat abre edital com mais de 2 mil vagas para 60 cursos

InformaMT

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) abriu nessa quinta-feira (07) 2.430 vagas em 60 cursos para o ingresso no segundo semestre na Instituição. Os cursos são distribuídos em 12 municípios do estado e as inscrições devem ser feitas do dia 12 deste mês até 9 de maio.

As provas serão aplicadas de forma presencial, nas cidades de Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Colíder, Cuiabá, Diamantino, Juara, Nova Canaã do Norte, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.

O vestibular possui duas fases: a primeira são quatro provas objetivas, com questões sobre Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas tecnologias.

Já a segunda etapa é constituída de uma prova de redação. As duas fases serão realizadas em etapa única no dia 12 de junho, das 8 às 13 horas.

As inscrições possuem uma taxa de R$ 100 e o pedido de isenção pode ser realizado de 18 a 20 deste mês.

A Unemat adota sistema de ações afirmativas: todos os cursos oferecidos destinam vagas para estudantes oriundos de escolas públicas, dentro das quais são ofertadas as vagas para candidatos negros, indígenas e com deficiência, ou seja, as pessoas que concorrem a estas vagas também devem ter estudando escola pública.

As cotas para candidatos negros incluem negros de pele escura (pretos) e negros de pele clara (pardos).

Cursos com 30 vagas reservam 18 vagas para alunos de escola pública, das quais 8 são para pretos e pardos, um para indígenas e um para pessoas com deficiência, com 8 para os demais candidatos de escola pública. Outras 12 vagas serão destinadas à ampla concorrência.

Em cursos com 40 vagas, 24 são reservadas para alunos que cumpriram integralmente o Ensino Médio em escola pública. Destas 24 vagas, 10 são para estudantes negros, dois para estudantes indígenas, um para estudantes com deficiência e 11 para os demais candidatos de escola pública. A ampla concorrência terá 16 vagas.

 

InformaMT/G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE

NOTÍCIAS

Leia mais notícias