InformaMT
Um grupo de ciclistas realizou uma manifestação na noite dessa quarta-feira (16), em Cuiabá, para pedir ciclovias e segurança no trânsito. A organização do protesto foi iniciada na semana passada quando uma caminhonete atropelou três ciclistas.
A Orla do Porto foi o lugar de concentração do grupo. Em seguida, eles seguiram para uma pedalada de 17 quilômetros pelas ruas do centro da cidade.
Os manifestantes afirmaram que as luzes pisca-pisca na parte de trás das bicicletas, os faróis na dianteira, roupas e capacetes não impedem o desrespeito ou a falta de cuidado de alguns motoristas durante os passeios.
A professora Valdirene Carvalho faz parte de um grupo que pedala durante a noite, em Cuiabá. Ela conta que sempre passam sufoco no trânsito devido à falta de segurança e respeitos de outros condutores.
Como resposta às atitudes violentas, os ciclistas usaram rosas e balões brancos durante a manifestação.
De acordo com a Federação de Ciclismo de Mato Grosso, somente em Cuiabá, existem 50 grupos de pedal que circulam, principalmente, durante a noite. Essa é uma forma de esporte e lazer depois do dia de trabalho.
No entanto, eles querem que a cidade ofereça mais estrutura para essa atividade e pedem aos motoristas respeito às leis de trânsito que incluem os ciclistas.
Atropelamento
Os manifestantes disseram que ainda estão indignados com o atropelamento de ciclistas que trafegavam pelo acostamento da Rodovia Palmiro Paes de Barros, na noite do dia 8 deste mês.
Na ocasião, três ciclistas ficaram feridos. As bicicletas que eles usavam para o passeio ficaram destruídas.
O motorista responsável pelo atropelamento fugiu sem prestar socorro.
InformaMT/G1