InformaMT
A ocupação de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) exclusivas para pacientes com ccvid-19 continua em nível crítico em todo o estado de Mato Grosso. Segundo nota técnica divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na quinta-feira (10) – relativa aos dados do dia (7), 81% dos leitos UTI covid no estado estavam ocupados.
O documento ainda ratifica a preocupação com o rápido espalhamento da variante Ômicron em áreas com baixa cobertura vacinal. “São condições que podem propiciar a elevação do número de óbitos por Covid-19, mesmo considerando a menor agressividade da variante agora dominante”, diz trecho da nota técnica.
4.010 novas infecções e 14 novos óbitos relacionados à doença foram notificados no boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) também na quinta-feira (10). A média móvel de novos casos de covid-19 está em 3.646, com tendência de queda.
Em Mato Grosso, 780 mil pessoas não iniciaram o esquema vacinal contra o coronavírus, segundo balanço divulgado pela SES, ou seja, não tomaram nenhuma das doses do imunizante anticovid, apesar da disponibilidade.
De acordo com a pasta da saúde, o estado de Mato Grosso tem uma população vacinal de 3,3 milhões de pessoas. Desse total, 2,6 milhões já tomaram a primeira dose do imunizante, o que equivale a 73,42%. Completaram o esquema vacinal outras 2,2 milhões de pessoas, o que corresponde a 62,07% de imunizados.
InformaMT/Gazetadigital