InformaMT
A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) recomendou aos prefeitos que cancelem as festas de Carnaval por causa do aumento dos casos de covid-19 e também da H3N2. O documento foi enviado aos municípios na quinta-feira (6).
“Após as festas de final de ano foram registrados dezenas de casos de síndrome respiratória aguda grave, muitos ocasionados pelos quadros de Covid e Influenza. Sendo assim, qualquer tipo de aglomeração neste momento pode ocasionar uma situação de nova calamidade no país, que já se encontra diante de um surto de gripe e do avanço da variante Ômicron do coronavírus”, argumenta o presidente da AMM, Neurilan Fraga.
No comunicado a AMM enfatiza que já foi registrada a primeira morte pela nova gripe (H3N2) em Mato Grosso e que é preciso que os gestores municipais trabalhem juntos, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), para orientar e cuidar da população.
O presidente da AMM ressalta que a decisão em cancelar o Carnaval e outros tipos de eventos que gerem aglomeração é do prefeito, mas que é importante os gestores avaliarem bem as recomendações das autoridades em saúde e os levantamentos técnicos que indicam aumento de casos e risco de agravamento da emergência sanitária. (Com informações da assessoria).
InformaMT/Gazetadigital