O primeiro debate presidencial das Eleições 2026, realizado pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação na noite deste domingo (23), foi transmitido pela TV Cultura e recebeu os candidatos Ronaldo Caiado (PSD), Renan Santos (Missão) e Augusto Cury (Avante). Na ocasião, os três candidatos criticaram a ausência do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva no evento e também fizeram ataques à gestão petista.
Leia também: Ernesto Paglia questiona Ronaldo Caiado (PSD) sobre o combate ao crime no debate presidencial
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), criticou a ausência de Lula e defendeu que a participação dos presidenciáveis em debates seja obrigatória. O candidato também aproveitou o confronto para apresentar propostas na área de segurança pública e fazer críticas ao governo federal.
Renan Santos adotou o tom mais duro contra Lula. O candidato do Missão levou ao estúdio uma provocação dirigida aos ausentes e fez sucessivos ataques ao presidente e ao PT ao longo do debate. Entre os temas abordados, também criticou medidas defendidas pelo governo, como o fim da escala de trabalho 6×1. Renan também não deixou de atacar Flávio Bolsonaro, que também não esteve presente.
Augusto Cury (Avante) também questionou a ausência do presidente. Antes do início do debate, o candidato chegou a anunciar que não participaria do evento como forma de protesto contra a falta de Lula e Flávio Bolsonaro, mas voltou atrás e decidiu permanecer no estúdio em respeito às emissoras. Durante o confronto, Cury criticou a polarização política e direcionou críticas ao governo petista.
Leia também: TV Cultura transmite debate entre candidatos à presidência da República neste domingo (23)
Com Lula fora do palco, as críticas ao governo e à ausência do presidente acabaram ocupando espaço relevante no primeiro debate televisivo da corrida presidencial. Apesar disso, os candidatos também apresentaram propostas sobre segurança pública, economia, educação, relações internacionais e mercado de trabalho.
Lula (PT) não foi o único ausente. Flávio Bolsonaro (PL) e Romeu Zema (Novo) também não participaram do debate, deixando três púlpitos vazios no estúdio. A ausência dos principais nomes da disputa alterou a dinâmica do encontro e fez com que os candidatos presentes concentrassem parte significativa de suas falas nos adversários que não estavam no palco.
noticia por : UOL



