InformaMT
Morreu neste sábado em Cuiabá, aos 91 anos, o arquiteto e urbanista e artista plástico Moacyr Freitas. Ele lutava contra um câncer desde fevereiro deste ano e estava internado num hospital particular da Capital. O governo de Mato Grosso e a prefeitura de Cuiabá lamentaram a morte.
Entre os projetos de Freitas, estão a atual rodoviária de Cuiabá e a Avenida Miguel Sutil, na capital. Foi ainda um dos idealizadores do Centro Político Administrativo, sede do governo do estado, e da construção de um ‘parque da cidade’, no local onde é hoje o Parque Mãe Bonifácia.
Freitas foi autor de diversas telas que retratavam fatos históricos e que integram o acervo do Museu Histórico de Mato Grosso, além de ilustrar livros de história regional mato-grossense. E também era membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGM).
“Vai ficar muita saudade e muita tristeza. Meu pai amava Cuiabá. Ele parava o que estava fazendo para falar sobre Cuiabá. Era de uma família muito simples e nunca conheci uma pessoa tão honesta quanto ele. Meu pai era também muito humilde, um exemplo em todos os sentidos, uma pessoa muita boa e que sempre manteve sua simplicidade”, disse Jomini Falcão Freitas, um dos filhos do arquiteto.