Lula chega à Casa Branca para reunião com Trump

    0


    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou à Casa Branca, em Washington (EUA), para a reunião com Donald Trump, presidente dos Estados Unidos. O encontro está previsto para 12h, no horário de Brasília.
    Esta é a segunda vez que os dois se encontram formalmente para uma reunião bilateral.
    Vídeos em alta no g1
    A primeira ocorreu em outubro do ano passado na Malásia, na esteira da imposição de tarifas de 50% sobre a exportação de produtos brasileiros para os EUA e de sanções a autoridades brasileiras em razão do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
    Desde então, Lula e Trump têm conversado por meio de telefonemas e também feito declarações públicas sobre a relação entre os dois países.
    O telefonema mais recente foi na última sexta-feira (1º). Lula recebeu uma ligação de Trump e a conversa durou cerca de 40 minutos, de acordo com fontes do governo brasileiro.
    Durante o telefonema, Lula se colocou à disposição para viajar aos Estados Unidos e realizar o encontro presencial.
    Primeira reunião entre Trump e Lula foi em outubro na Malásia.
    Andrew Caballero-Reynolds/ AFP via Getty Images
    Comitiva tem 5 ministros e diretor-geral da PF
    Lula desembarcou em Washington na noite desta quarta-feira (6) e deve retornar a Brasília ainda nesta quinta. Cinco ministros e o diretor-geral da Polícia Federal integram a comitiva brasileira:
    Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores
    Dario Durigan, ministro da Fazenda
    Márcio Rosa, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
    Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia
    Wellington César Lima e Silva, ministro da Justiça e Segurança Pública
    Andrei Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal
    O grupo que viaja aos EUA foi montado com foco em temas sensíveis da agenda bilateral, como comércio, terras raras, combate ao crime organizado, conflitos internacionais, a investigação americana sobre o PIX, regulação das big techs e o cenário eleitoral brasileiro.
    Lula e Trump se falaram por telefone antes de viagem aos EUA
    A reunião é vista por fontes da diplomacia brasileira como um passo para normalizar as relações comerciais entre os dois países, após um período de incertezas e tarifas de importação.
    Também fazem parte da delegação integrantes das equipes econômica e diplomática, além de auxiliares diretos do Palácio do Planalto, que devem acompanhar as discussões e prestar suporte técnico durante as reuniões.
    O encontro entre Lula e Trump ocorre sem o status de visita de Estado, sendo classificado como uma reunião de trabalho.
    A viagem a Washington vinha sendo articulada desde março, mas acabou adiada em meio à escalada da guerra no Oriente Médio e com o envolvimento dos Estados Unidos no conflito.
    Roteiro previsto do encontro
    🎙️ De acordo com a programação preliminar enviada ao governo brasileiro, a agenda prevê uma rápida passagem pelo Salão Oval para uma declaração à imprensa.
    Na sequência, Lula e Donald Trump terão uma reunião reservada.
    Depois, está prevista uma reunião ampliada com a participação das delegações e um almoço ao final. No entanto, o roteiro pode ter alterações de última hora.
    source
    Fonte: G1