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De acordo com um relatório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), a expectativa é de aumento de 20% nas vendas do Dia dos Pais com relação ao ano passado na capital.
Os presentes mais procurados, segundo a pesquisa são:
- Vestuário e acessório masculino (38,7%)
- Perfumes (22,6%)
- Calçados (18%)
- Smartphone (5,5%)
- Joias/Relógios (4,6%)
- Artigos Esportivos (3,2%)
- Eletrônicos (2,8%)
- Alimentos e Bebidas (2,3%)
- Livros (0,5%)
Com relação ao local de compras, 38,9% dos entrevistados disseram que irão comprar nas lojas localizadas no centro da cidade, 25,6% nas lojas próximas do bairro onde mora, 22,7% nos shoppings centers, 7,4% internet ou sites on-line, 3,9% através das mídias sociais e 1,5% vendedores avulsos (porta a porta ou conhecidos).
Sobre o que desperta o interesse na compra, 42,7% disseram ser o desejo do pai, 27,5% Qualidade do produto ou serviço e marca; 15,2% Propaganda e Promoção da Loja, 5,4% Condições facilitadas de pagamento, 3,4% Atendimento cordial e educado dos Vendedores, 2,5% Inovação e Tecnologia do Produto/Serviço, 2,0% Preço final da compra e 1,5% Rapidez e Processo Atendimento.
Segundo o levantamento ainda, 79,1% dos cuiabanos pretendem comprar 1 presente para o pai e 20,9% de dois acima. Com relação a quem pretende presentear, o resultado da pesquisa foi 60,3% o pai, 18,1% o sogro, 1,3% o esposo, 20,3% outras pessoas (namorado, avô, filho, mãe).
Entre as faixas de valor de compras, 44,3% dos entrevistados disseram que pretendem gastar de R$ 101 a 200 em presentes, 37,8% pretendem gastar até 100, 17,9% acima de R$ 200, resultando em um ticket médio de R$ 196.
Quando analisado com o ano de 2020, 38,6% responderam que o gasto será igual e 22,7% disseram que será maior que o ano passado. A forma de pagamento mais procurada, será à vista, respondido por 74,2% dos entrevistados e parcelado, 24,9%. A maioria disse que irá pagar com dinheiro (39,9%), Cartão de débito (26,9%), Cartão de crédito (23,1%), Crediário (7,2%), Pix / Transferência (1,4%) e Boleto (1,4%).
Outro dado apurado na pesquisa foi com relação ao tempo pela procura do presente. Como a maioria dos brasileiros, 75,1% ainda não começou a pesquisa, 22% já começou a procurar e 2,9% já comprou. Os que ainda não pesquisaram, 56,9% pretende fazer isso na véspera ou no dia, 18,8% 7 dias antes, 14,4% 15 dias antes e 9,9% a partir de agora.
A respeito dos locais onde os consumidores costumam fazer essas pesquisas antes de comprar, foi apurado que 78,2% prefere ir pessoalmente na loja, 9,2% em site de busca, 6,8% sites e-commerce, 5,3% redes sociais e 0,5% comparador de preços.
Os entrevistados disseram procurar o presente pelo preço (42,2%), promoções (30,1%), atendimento (14,1%), facilidade na hora da compra (5,3%), facilidade de pagamento (3,4%), valor do frete (2,4%) e brindes (1,5%).