31 C
Cuiabá
quinta-feira, novembro 21, 2024

Rosário Oeste completou 160 anos nesta última sexta feira

InformaMT

“Oh Oh Oh Rosário Oeste, terra boa do meu coração”, anunciava por meio da lambada o músico Roberto Lucialdo, município que surgiu na rota do ouro de Mato Grosso, ainda por volta de 1757. A cidade-mãe do lambadão completa 160 anos de fundação, nesta última sexta-feira (25).

Rosário nasceu do distrito Monjolo. De acordo com informações históricas, por volta de 1750, chegaram à região os primeiros moradores. Encontraram ali povos da nação Bakari. Aos poucos, com a chegada da imagem de Nossa Senhora, o povoado foi se formando.

As pessoas que ali moravam faziam roças e vendiam mantimentos para as minas de Cuiabá. Em 1861, foi elevado a município e em homenagem à santa padroeira, passou a chamar-se Nossa Senhora do Rio Acima, devido à interação com o rio Cuiabá.

Economia

“Rosário é uma cidade que, como todas as cidades da baixada cuiabana, não tinha expectativa de desenvolvimento. Mas estamos mudando essa realidade”, disse o prefeito do município, Alex da Farmácia (Solidariedade).

No entanto, segundo o gestor, os 42 assentamentos da região conseguem gerar renda para o munícipio. Atualmente o carro-chefe da economia é a agricultura familiar. Por conta do relevo e da abundância d’água, a cidade é favorável para sítios e chácaras.

“Lembrando que a ONU decretou a agricultura familiar como economia da década”, ressaltou.

Ainda de acordo com o prefeito, Rosário tem potencial para figurar no cenário do agronegócio do estado. “Rosário também tem uma área cultivada de soja, de 50 mil hectares plantados. Mas nós temos em andamento uma região onde nos próximos anos serão plantados aproximadamente 350 mil hectares”, detalha.

Uma área que sofria no município era a saúde pública. Porém, a gestão conseguiu contornar a situação, ao municipalizar a saúde. Recentemente, 6 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foram inaugurados  – coisa que, em 160 anos de fundação, não existia.

Em breve, mais leitos serão inaugurados, para atender também as cidades vizinhas, como Nobres, Acorizal e até mesmo Sorriso. Além disso, 35% da população já está vacinada contra a covid-19.

Lambadão e cultura

O lambadão surgiu em meados de 1990 na baixada cuiabana, especialmente, graças à força de pioneiros em Rosário Oeste e Poconé. Rapidamente se projetou por Cuiabá e Várzea Grande. O ritmo explodiu nacionalmente com a música ‘Ei amigo’ de Chico Gil, cantor e compositor que recebeu o título de Rei do Lambadão.

Segundo pesquisadores, o lambadão é uma música híbrida, que resulta da fusão entre a lambada paraense, o ritmo regional rasqueado e o gênero de origem indígena, carimbó. Não à toa, vários rasqueados ou lambadões citam Rosário Oeste. “Rosário é uma grande influência cultural dentro do estado. No lambadão, temos uma referência muito grande, pois daqui saiu também o Stilus Pop Som”, relembra Alex.

InformaMT/Gazetadigital

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE

NOTÍCIAS

Leia mais notícias