25 C
Cuiabá
sexta-feira, novembro 29, 2024

Seduc-MT anuncia volta às aulas presenciais para o dia 7 de junho

InformaMT

A volta às aulas presenciais está prevista para o dia 7 de junho deste ano, conforme calendário apresentado pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc-MT), nesta última quinta-feira (20). Nesta semana, o governo anunciou que os profissionais da Educação serão os próximos a serem vacinados contra a Covid-19, logo após o término da vacinação dos trabalhadores da segurança.

Conforme a definição, do dia 31 de maio a 4 de junho será realizada a semana de acolhimento aos professores e alunos. A partir do dia 7 de junho, iniciam as aulas de forma híbrida, com revezamento entre os estudantes.

Em nota, o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) se manifestou contra o retorno presencial sem que os profissionais estejam todos imunizados contra a Covid-19.

O Sindicato disse ainda que os trabalhadores da Educação vão se reunir em uma Assembleia Geral, nesta sexta-feira (21), para definir quais ações a categoria tomará diante da obrigatoriedade do retorno presencial imposto pelo governo.

De acordo com a Seduc-MT, na primeira semana do retorno, os alunos serão divididos em grupos e irão às aulas em dias alternados, sendo 50% cada dia. Do dia 7 a 11 de junho, o ‘Grupo A’ vai assistir aula presencial e o ‘Grupo B’ aula de forma não presencial – online e por apostilas.

Na semana seguinte, do dia 14 a 18 de junho, os alunos do ‘Grupo B’ farão aula presencial e os do ‘Grupo A’ aula não presencial.

“A Seduc-MT enfatiza que o retorno às atividades presenciais poderá ser suspenso a qualquer momento, diante da situação epidemiológica de cada município. As escolas da rede estadual devem seguir as recomendações sanitárias vigentes do município onde estão localizadas. Se forem mais restritivas, com base em decretos, as aulas devem ser suspensas”, explica.

Planejamento

A Seduc-MT informou que junto com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) estabeleceu todas as diretrizes a serem seguidas para a retomada das aulas presenciais.

Conforme o planejamento, são considerados aptos para o retorno presencial, no sistema híbrido, alunos e profissionais que não pertençam a grupo de risco, não apresentam sintomas da doença e não estão ou tiveram contato com alguém comprovadamente ou com sintomas da Covid-19 nos últimos 14 dias.

Professores, demais servidores da educação e alunos foram divididos em quatro grupos sendo que apenas os inseridos no grupo 4 são considerados aptos a retornarem às atividades presenciais.

GRUPO 1

No grupo 1 estão os profissionais e alunos que fazem parte do grupo de risco. Aos profissionais está garantido a continuidade no teletrabalho.

São considerados grupo de risco pessoas com mais de 60 anos; com diabetes insulinodependentes ou conforme justificado juízo clínico; com insuficiência renal crônica; com doença respiratória crônica; com doença cardiovascular crônica; com câncer; com doença autoimune ou outras afecções que deprimam o sistema imunológico; gestação em curso ou lactantes para amamentação do próprio filho até a idade de 12 meses; outras comorbidades constantes no item 2.11.1, do Anexo I da portaria conjunta nº 20, publicada no Diário Oficial da União em 18 de junho de 2020.

Portadores de outras comorbidades que não se enquadram nessa lista, podem apresentar potencial para doença grave e devem ser avaliados de forma individualizada.

InformaMT/G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE

NOTÍCIAS

Leia mais notícias