28 C
Cuiabá
quinta-feira, fevereiro 13, 2025

'Cadê o túmulo da minha família?': cemitérios revendem sepulturas por até R$ 150 mil | Podcast UOL Prime #57

Há quase dois anos, uma decisão da Prefeitura de São Paulo abriu brecha para a criação de um novo e lucrativo mercado no serviço funerário: a revenda de jazigos de uso particular.

Desde que o serviço municipal foi privatizado pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB), em março de 2023, túmulos considerados abandonados ou em estado de ruína passaram a ser retomados pelas concessionárias responsáveis e revendidos por até R$ 150 mil.

Luiz Antônio Muniz de Souza e Castro, 73 anos, por exemplo, só descobriu que o túmulo que guardava os restos mortais de seus avós havia sido “retomado” durante uma visita ao cemitério da Consolação, na região central da cidade.

A história do aposentado e da concessão pública são tema deste episódio do UOL Prime, apresentado por José Roberto de Toledo com a participação da repórter Adriana Ferraz, autora da reportagem “Regras mudam e 17 mil famílias podem perder túmulos em SP”.

Segundo o UOL apurou, 566 famílias já perderam o direito sobre sepulturas localizadas em cemitérios como o da Vila Mariana, Consolação, Araçá e Quarta Parada. Ao menos outras 17.529 famílias correm esse mesmo risco. Parte delas nem sabe disso.

“Um dia, nos corredores do cemitério, ele até brincou: Meu Deus, será que estou com Alzheimer, cadê o túmulo da minha família? Tinha sumido”, conta Adriana, sobre os processos de retomada colocados em prática pelas concessionárias que assumiram a gestão dos 22 cemitérios municipais.

Desde então, as novas administradoras definem o que é “abandono” e convocam os responsáveis a regularizar a situação indicada.

“Esse número assustador e macabro de 566 túmulos retomados não é coincidência da transformação do serviço em negócio, que é como o prefeito classifica o serviço agora, certo?”, comenta Toledo em referência à declaração dada por Nunes ao UOL.

Em entrevista exclusiva concedida em dezembro, o prefeito afirmou que o serviço funerário agora é um negócio e que precisa dar retorno ao investidor.

Ao longo do programa, Toledo e Adriana também conversam sobre as regras atuais para manutenção dos jazigos e a expansão do serviço por meio de cemitérios verticais.

O podcast UOL Prime é publicado às quintas-feiras no YouTube do UOL Prime, Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music, Deezer e em todas as plataformas de podcast.

noticia por : UOL

PUBLICIDADE

NOTÍCIAS

Leia mais notícias