29 C
Cuiabá
terça-feira, fevereiro 11, 2025

Cessar-fogo é única maneira de levar reféns israelenses de volta para casa, diz Hamas

Trump, um aliado próximo de Israel, disse na segunda-feira que o Hamas deveria libertar todos os reféns mantidos pelo grupo militante até o meio-dia de sábado ou ele proporia o cancelamento do cessar-fogo entre Israel e Hamas.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu declarou que Israel continua determinado a recuperar todos os reféns.

“Continuaremos a tomar medidas determinadas e implacáveis até devolvermos todos os nossos reféns — os vivos e os mortos”, disse ele em uma declaração em luto pelo israelense Shlomo Mansour, depois que os militares confirmaram que ele foi morto durante o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023, que desencadeou a guerra de Gaza.

Trump enfureceu palestinos e líderes árabes e derrubou décadas de política dos EUA que endossavam uma possível solução de dois Estados na região ao tentar impor sua visão de Gaza, que foi devastada por uma ofensiva militar israelense e está com falta de comida, água e abrigo, e precisa de ajuda externa.

“Trump precisa lembrar que existe um acordo que deve ser respeitado por ambas as partes, e essa é a única maneira de levar de volta os prisioneiros (israelenses). A linguagem das ameaças não tem valor e só complica as coisas”, disse à Reuters Sami Abu Zuhri, representante sênior do Hamas.

Trump afirmou que os Estados Unidos deveriam assumir o controle de Gaza — onde muitas casas foram transformadas em pilhas de cimento, poeira e metal retorcido após meses de guerra — e retirar seus mais de 2 milhões de residentes para que o enclave palestino possa ser transformado na “Riviera do Oriente Médio”.

noticia por : UOL

PUBLICIDADE

NOTÍCIAS

Leia mais notícias