APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT
O estado de Mato Grosso registrou 3.765 casos confirmados de Chikungunya nas cinco primeiras semanas de 2025. O número é 567% maior do que o registrado no ano passado, quando foram confirmados 564 casos da doença. As informações constam no Painel Arboviroses, mantido e atualizado em tempo real pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).
A situação preocupa já que a tendência é que os números sejam maiores entre os meses de fevereiro e maio. Conforme o painel, entre a população adulta e idosa, o maior número de pessoas com sintomas da doença são mulheres. Entre os menores de idade, os meninos só ultrapassam as meninas na faixa etária entre 1 e 4 anos de idade.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Já foram registrados quatro óbitos pela doença no estado. Outras quatro mortes são investigadas pelas autoridades.
Em relação à dengue, já são 3.515 casos confirmados. Já o número de casos confirmados de Zika nas primeiras cinco semanas deste ano é de apenas 8.
Essas doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, comum em áreas urbanas e com alta densidade populacional, principalmente no amanhecer e ao fim do dia.
Como o inseto se reproduz em locais com água acumulada, as autoridades sanitárias recomendam que os cidadãos realizem a limpeza frequente dos quintais, que seja evitado o acúmulo de entulho e que os pratos sob os vasos de plantas sejam preenchidos com areia.
FONTE : ReporterMT