Horas antes da reunião, o governo da Rússia afirmou querer encerrar o conflito por meio da diplomacia. “É preferível, claro, atingir nossos objetivos por meios políticos e diplomáticos”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, à mídia estatal. Ele também disse que a Rússia “aprecia muito” as tentativas dos EUA de encerrar os combates.
Reunião acontece poucos dias após as primeiras negociações diretas entre Rússia e Ucrânia para o fim da guerra. Ocorrida na sexta-feira em Istambul, o encontro terminou sem um acordo de cessar-fogo, mas com ambos os lados concordando em trocar mil prisioneiros de guerra.
Rússia proíbe Anistia Internacional
Hoje, a Procuradoria-Geral da Rússia classificou a ONG Anistia Internacional como uma “organização indesejável”. Suas atividades no país foram suspensas. Dezenas de organizações internacionais também foram proibidas na Rússia como parte de uma repressão à dissidência e às críticas.
O país acusa a ONG de apoiar a Ucrânia. “A sede da Anistia Internacional em Londres é um centro de preparação de planos russofóbicos em escala global, financiados por cúmplices do regime de Kiev”, disse o procurador-geral russo em um comunicado.
A procuradoria também afirma que a ONG “fez todo o possível para intensificar o confronto militar na região, justificando os crimes dos neonazistas ucranianos”. A Ucrânia, os países ocidentais e especialistas independentes rejeitam as alegações da Rússia de que trava uma ofensiva para “desnazificar” a Ucrânia, descartando essas declarações como propaganda infundada do Kremlin.
noticia por : UOL