As Forças Armadas da Argentina foram acionadas para auxiliar nas operações de resposta às inundações. Segundo o Ministro da Defesa, Luis Petri, a convocação foi feita pelo presidente argentino, Javier Milei.
Seguindo a orientação do presidente, todos os recursos estão sendo mobilizados para responder à emergência de forma rápida e decisiva
Luis Petri no X (antigo Twitter)
Frente a la situación crítica, el Gobierno Nacional actúa de inmediato. Por instrucción del Presidente @JMilei, se despliegan todos los recursos para responder a la emergencia con rapidez y decisión. pic.twitter.com/pZUrsNW1MN
— Luis Petri (@luispetri) May 17, 2025
Algumas das localidades mais atingidas são Campana e Zárate, localizadas a cerca de 80 km da capital do país. Lá, a chuva tem caído quase continuamente desde a manhã de sexta-feira e centenas de pessoas tiveram que abandonar suas casas.
“Está chovendo muito forte desde o meio-dia de ontem (sexta-feira)”, disse o prefeito de Zárate, Marcelo Matzkin, ao canal de televisão TN. Ele disse que foram excedidos “330 milímetros” de chuva acumulada, um número muito maior do que o normal para a região nessa época do ano.
Em Zarate, pouco mais de 200 pessoas foram levadas para clubes e centros esportivos. O prefeito disse que acredita que muitas outras ainda precisarão ser transferidas.
noticia por : UOL