segunda-feira, 12, maio , 2025 10:49

De coroinha a Papa: amigos e familiares relembram infância, vocação e trajetória de Leão XIV


A eleição de Robert Francis Prevost como Papa Leão XIV foi recebida com entusiasmo e orgulho em uma das maiores comunidades católicas do país. O Fantástico foi até lá. De coroinha a Papa: amigos e familiares relembram infância, vocação e trajetória de Leão XIV
O Fantástico deste domingo (11) foi até Chicago, nos Estados Unidos, para mostrar as origens do novo papa. A eleição de Robert Francis Prevost como Papa Leão XIV foi recebida com entusiasmo e orgulho em uma das maiores comunidades católicas do país.
Amigos e familiares relembram de Provost como uma pessoa estudiosa, tranquila e bem-humorada. Veja no vídeo acima.
Infância em Dolton: fé desde cedo
Robert Francis Prevost passou a infância e a adolescência em Dolton, um subúrbio de Chicago, em uma rua de casas semelhantes, construídas no pós-guerra. Filho caçula de três irmãos, desde pequeno demonstrava vocação religiosa.
“A criançada se divertida junto e o Robert só queria brincar de ser padre. Pegava a tábua de passar da mamãe, fingia que era altar e distribuía biscoitos como se fossem hóstias e já dava para ver que ele tinha um chamado”, relembra Louis Martin Prevost, irmão mais velho.
Aos domingos, a família se reunia para ir à igreja de Santa Maria da Assunção, onde Robert foi coroinha.
“Ele gostou da missa desde o primeiro dia. Eu e meu irmão do meio, não sei… A gente ia. Tipo, domingo de manhã, acorda e se veste. Na época, tinha que botar terno e gravata para a igreja. A gente botava, mas o Robert era o que ia empolgado”, conta Louis.
De coroinha a Papa: amigos e familiares relembram infância de Leão XIV
Reprodução/TV Globo
Formação e vida religiosa
A escola onde estudou até os 14 anos não existe mais. Da antiga igreja, só sobrou o prédio pichado e com furo no teto. Ela foi vendida para abrigar projetos sociais.
A ordem dos agostinianos mudou a sede e Robert foi para um seminário e de lá, para a Pensilvânia se formar em matemática. Retornou a Chicago para estudar na União Teológica Católica.
Entre 1978 e 1982, foi colega de turma do frei Jerry, que o recorda como “muito inteligente, estudioso e tranquilo”. João Pinda, seminarista angolano na mesma instituição, celebrou a eleição do ex-aluno:
“Muitas vezes as pessoas pensam que quem é diferente é uma pessoa negativa. Uma má pessoa. E esperamos que essa mentalidade mude”.
Missões e ativismo
Membro da Ordem dos Agostinianos — a primeira da Igreja Católica a incluir missões em escolas, hospitais e comunidades pobres —, Prevost atuou duas vezes no Peru, voltou a Chicago e depois seguiu para Roma. No Peru, viveu com o padre John, com quem participou de protestos contra abusos de direitos humanos durante o governo de Alberto Fujimori.
“Rezávamos, comíamos juntos. Ele era divertido, gostava de cozinhar e fazia pizza para a comunidade”, lembra John.
Robert Prevost ao lado de colegas padres no Peru
Reprodução/TV Globo
Reconhecimento e surpresa
Mesmo com uma carreira ascendente — de padre a bispo, arcebispo e cardeal —, Robert não acreditava que seria eleito Papa.
“Eu e meu irmão do meio provocávamos: ‘você vai ser o próximo papa, vc vai ser eleito’. Ele sempre respondia: ‘Eles não vão me eleger’”, conta Louis.
Robert Prevost, o Papa Leão XIV, ao lado dos irmãos na infância
Reprodução/TV Globo
A última vez que os três irmãos se encontraram foi há dois anos, em Roma, quando Robert foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco.
“A gente vinha se falando pelo menos uma vez por semana. Aí ele foi eleito. A gente ficou doido: ‘será que dá para ligar para o papa?’. Não, né? Desde que o conclave começou, ele ficou sem celular, relógio, tablet. Meu irmão do meio foi para Roma e estava otimista de se encontrar logo com o Robert”, comenta.
Agora, Louis se prepara para voltar à capital italiana, mesmo sem hospedagem garantida, pois a cidade está lotada.
“Quero abraçar meu irmão e dar os parabéns. E claro, tirar aquele chapeuzinho dele e dar um cascudo. Seu danado, você é Papa agora.”
Fantástico mostra trajetória do Papa Leão XIV
Reprodução/TV Globo
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts, trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts.
source
Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE

NOTÍCIAS

Leia mais notícias