InformaMT
O secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo elogiou o Sistema Único de Saúde (SUS), afirmando que ele é o “melhor sistema de assistência à saúde universal no mundo”, mas lembrou que existe uma limitação na criação de novos leitos. Segundo ele, enquanto a contaminação vai a 100 quilômetros por hora, a capacidade de ampliar leitos de UTI tem velocidade de 5km/h.
Segundo o secretário, a situação é de colapso nacional e “falar que o sistema não está colapsado é uma brincadeira”. “Temos que admitir a fragilidade que existe do sistema, que é bom, é o melhor sistema de assistência à saúde universal no mundo, que é o SUS, mas também existe uma limitação de capacidade de atendimento, e colapsou por força do grande crescimento da velocidade dos casos de Mato Grosso. eu disse que numa análise comparativa, a velocidade que cresce o número de casos é como se estivesse numa corrida a 100km/h e a nossa capacidade de ampliar leitos de UTI vai a 5 por hora, pela dificuldade que é”, lamentou.
Pela atual perspectiva, a única forma de a situação melhorar é com a participação efetiva da população para que a circulação de pessoas diminua e aumente o distanciamento social até que a vacina chegue para todos. Nesta semana, o Estado anunciou a abertura de 500 novos leitos clínicos e 160 leitos de UTI, além de 150 de home care, todos voltados a atender pacientes com Covid-19.