Incêndios impulsionados por fortes ventos atingiram áreas nobres da cidade e causaram a evacuação de mais de 30 mil pessoas. Estado da Califórnia, nos EUA, declarou estado de emergência. Casa com bandeira dos EUA na frente pega fogo em Los Angeles, na Califórnia, em 7 de janeiro de 2025.
REUTERS/Ringo Chiu TPX IMAGES OF THE DAY
Um incêndio florestal em rápida expansão e com múltiplos focos atinge a cidade de Los Angeles, na costa oeste dos EUA, nesta quarta-feira (8), causando destruição e a evacuação de mais de 30 mil pessoas.
O primeiro foco de incêndio atingiu Pacific Palisades, uma área nobre da cidade entre Santa Monica e Malibu, ainda na terça-feira, o que levou o Departamento de Bombeiros de Los Angeles a emitir uma ordem de evacuação obrigatória para uma grande região, das colinas de Topanga Canyon até o litoral.
Uma área de pelo menos 1.180 hectares (cerca de 1.200 campos de futebol) foi consumida pelas chamas em Pacific Palisades. Autoridades locais emitiram múltiplos avisos de evacuação, o que causou engarrafamentos em algumas rodovias da cidade. O governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou estado de emergência.
Enormes nuvens de fumaça podiam ser vistas soprando das colinas a quilômetros de distância, enquanto as chamas invadiam as casas próximas. O incêndio foi alimentado pelos ventos de Santa Ana, que sopram rajadas quentes e secas dos desertos do interior em direção à costa.
Imóveis de luxo e de famosos também foram evacuados pelo incêndio em Pacific Palisades. O ator Mark Hammil disse em uma publicação no X que saiu de sua casa e avisou sobre a gravidade do fogo: “Incêndio mais terrível desde 1993”.
O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu o alerta mais alto para condições extremas de incêndio em grande parte do Condado de Los Angeles, de terça a quinta-feira, prevendo rajadas de vento de 80 a 130 km/h, com ventos isolados de 130 a 160 km/h nas montanhas e no sopé das montanhas.
O segundo incêndio começou próximo a Pasadena, no norte de Los Angeles, e dobrou de tamanho em poucas horas, atingindo 162 hectares, de acordo com a Cal Fire.
“Ameaça imediata à vida. Esta é uma ordem legal para SAIR AGORA”, dizia um aviso publicado pelo Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia (Cal Fire).
Bombeiro luta contra incêndio durante fortes ventos no oeste de Los Angeles, na Califórnia, em 7 de janeiro de 2025.
REUTERS/Ringo Chiu TPX IMAGES OF THE DAY
Edifícios e casas queimam em incêndio florestal em Pacific Palisades em Los Angeles em 7 de janeiro de 2025.
REUTERS/Mike Blake
Construção pega fogo em Los Angeles em meio a incêndio florestal, em 7 de janeiro de 2025
Mike Blake/Reuters
source
Fonte: G1
Destruição, colunas de fumaça e evacuação em massa: veja FOTOS e VÍDEOS de incêndio florestal em Los Angeles
PUBLICIDADE