25 C
Cuiabá
terça-feira, janeiro 7, 2025

Chanceler da Áustria anuncia renúncia ao cargo após fracasso de negociações por coalizão


Renúncia foi anunciada após colapso de conversas por formação de novo governo neste sábado (4). Karl Nehammer deve deixar o poder nos próximos dias. Chanceler da Áustria, Karl Nehammer, anuncia renúncia ao cargo em 4 de janeiro de 2025.
REUTERS/Elisabeth Mandl
Chanceler da Áustria, Karl Nehammer, anunciou neste sábado (4) sua renúncia ao cargo em meio a uma crise política e de governança no país europeu.
A decisão de Nehammer ocorre após o fracasso das negociações entre os dois maiores partidos centristas da Áustria para formar um governo de coalizão sem o Partido da Liberdade, de extrema direita.
“Eu renunciarei como chanceler e como líder do Partido Popular (conservador) nos próximos dias e possibilitarei uma transição ordenada”, afirmou Nehammer em um vídeo publicado no X, após as conversas de coalizão com os Social-Democratas.
As negociações por uma nova configuração de governo se fizeram necessárias após o partido liberal Neos abandonar as negociações na sexta-feira (3), em um movimento que pegou os partidos de surpresa.
“Fizemos tudo o que era possível até este ponto. Um acordo sobre pontos-chave não é viável, então não faz sentido para um futuro positivo para a Áustria”, disse o chanceler austríaco.
Esta reportagem está em atualização.
source
Fonte: G1

PUBLICIDADE

NOTÍCIAS

Leia mais notícias