24 C
Cuiabá
quarta-feira, dezembro 25, 2024

ANA: monitoramento diz que vazamento de ácido sulfúrico em rio é discreto

A ANA tem como função fazer a gestão da rede hidrometeorológica que capta, junto com outros parceiros, informações como nível, vazão, a qualidade dos rios ou quantidade de chuvas. O órgão —ligado ao Ministério do Meio Ambiente— tem feito o monitoramento da qualidade do Rio Tocantins, onde ocorreu o colapso da ponte, através da Sema (Secretaria do Meio Ambiente do Maranhão), seu parceiro na região.

A Sema começou a fazer um monitoramento de madrugada. Eles usam uma sonda multiparamétrica, capaz de ver alguns indicadores do que está acontecendo. A sonda vai medir, por exemplo, o pH (indicador da acidez). E como o ácido sulfúrico é muito forte, quando e se houver esse vazamento, espera-se que aconteça essa alteração do pH. [O ácido sulfúrico] também provoca a alteração da temperatura da água. Esses dois parâmetros são medidos por essa sonda.

O monitoramento feito pela Sema indica que esses parâmetros não tiveram alterações no rio. Então, esses dois parâmetros não [apresentaram alterações], isso dá uma dica de que… se há um vazamento, ele não é importante ou relevante até agora. Quem está lá, entende que esse vazamento não está acontecendo de uma maneira importante. Viviane Brandão, superintendente da ANA

Andreza: ‘rapidez de Moraes reforça discurso de bolsonaristas’

No UOL News, a colunista Andreza Matais disse que a rapidez do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre Moraes, que determinou a nova prisão do ex-deputado federal Daniel Silveira, pode ajudar a reforçar a narrativa da extrema direita.

Essa decisão [do Moraes] acaba ajudando um pouco o discurso dos bolsonaristas, de que há uma perseguição da parte do judiciário e que as coisas [contra eles] são muito rápidas. Andreza Matais, colunista do UOL

noticia por : UOL

PUBLICIDADE

NOTÍCIAS

Leia mais notícias