Detran-MT realiza trabalho com servidores na prevenção ao novo coronavírus

Por se tratar de um órgão voltado para o atendimento ao público, a atenção foi redobrada na prevenção ao Covid-19

52
A | A

Desde o início da pandemia do novo coronavírus em Mato Grosso, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) vem tomando todas as medidas preventivas, sanitárias e de orientação sobre o vírus, junto aos servidores, em um intenso trabalho da Coordenadoria de Gestão de Pessoas e da Gerência de Desenvolvimento, Saúde e Segurança no Trabalho com suporte da Presidência do órgão e diretores.

Por se tratar de um órgão voltado para o atendimento ao público, a atenção foi redobrada. Nos últimos quatro meses em que a proliferação do contágio do Covid-19 avançou consideravelmente no Estado, o Detran-MT realizou diversas ações de orientações, encaminhamentos dos casos suspeitos de contágio, suporte a famílias de servidores e emissão de boletins internos com medidas sanitárias de prevenção.

Além disso, foi elaborada uma cartilha que foi enviada aos servidores, com informações importantes sobre o que é o vírus, principais sintomas, medidas de prevenção, como higienizar as mãos e objetos, uso da máscara de proteção facial, as medidas sanitárias para atendimento ao público, entre outras informações.

As ações tiveram como base as recomendações estabelecidas pelo Ministério da Saúde e pelo Governo do Estado, através de todos os decretos publicados, com a finalidade de reduzir o risco de contágio do vírus.

Conforme a Gerente de Desenvolvimento, Saúde e Segurança no Trabalho, Isabel Nelly Bandeira de Figueiredo, foram 167 atendimentos realizados a servidores nesse período de pandemia.

“Desde o início da pandemia temos feito um trabalho individual de orientação junto ao servidor, com assistência social, médica e psicológica conversando com o servidor pelo telefone ou whattsapp como uma forma de fazer um trabalho mais humanizado, de acolhimento. Temos respaldo também da Médica do Trabalho da Autarquia para definir todas as medidas a serem tomadas, como nos casos de distanciamento social, teletrabalho e demais ações”, falou.

O presidente da Autarquia, Gustavo Vasconcelos, reforça que, desde o início da proliferação do coronavírus, o Detran-MT está seguindo todas as determinações do Governo do Estado na prevenção ao vírus e atendendo às orientações de distanciamento social, com a abertura ou fechamento temporário de unidades, conforme a divulgação dos boletins informativos da Secretaria Estadual de Saúde com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso.

“O Detran é um órgão que lida diretamente com o público e com unidades em diversos municípios do Estado. Por isso, estamos fazendo um trabalho em equipe entre a Coordenadoria de Gestão de Pessoas, Gerência de Desenvolvimento, Saúde e Segurança no Trabalho e diretores com suporte da nossa Médica do Trabalho tomando todas as medidas necessárias e prudentes para resguardar a saúde dos servidores e da população a fim de evitar a propagação do vírus”, enfatizou Vasconcelos.

Nesta segunda-feira (03.08), o Detran-MT retomou o atendimento ao público, por agendamento, em mais 12 municípios de Mato Grosso, totalizando 41 cidades com o atendimento em funcionamento no Estado. CONFIRA AQUI AS UNIDADES QUE ESTÃO ABERTAS

Nesta primeira semana, as unidades irão atender somente os cidadãos que já estavam com atendimento agendado e tinham sido suspensos, em razão do fechamento temporário.

Novos horários para agendamentos pelo site do Detran-MT serão liberados após as unidades atenderem todas as demandas dos cidadãos já agendados.

Os 12 municípios que retomaram o atendimento ao público foram classificados com risco moderado e baixo de contágio do novo coronavírus, conforme o Boletim Informativo n° 144 da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), divulgado na quinta-feira (30.07), com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso.

Já as unidades do Detran-MT nos municípios de Paranatinga, Nova Mutum, Tapurah e Brasnorte estarão com o atendimento ao público suspensos, a partir de hoje (03.08), por esses municípios terem sido classificados como alto risco de contágio do vírus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui