Foto: ALMT
InformaMT
O deputado Silvio Fávero (PSL), que é oposição ao governo e a atual mesa diretora, tentou montar uma nova chapa, mas disse que foi voto vencido, já que outros colegas não quiseram se comprometer.
Com chapa única, o deputado estadual Max Russi (PSB) foi eleito presidente da Assembleia Legislativa na noite desta terça-feira (23).
Russi teve 20 votos favoráveis, ou seja, maioria absoluta. Outros dois deputados votaram em branco e um votou contra a chapa. Os deputados foram empossados logo após a votação.
Questionado se Max Russi pretende dar continuidade à gestão de Eduardo Botelho, ele disse que sim, porque trata-se de um modelo que está dando certo.
“A forma como estamos gerindo a ALMT vamos continuar, da mesma forma e com apoio dos deputados, porque hoje temos feito uma economia muito grande dos recursos da ALMT porque tem apoio dos 23 deputados e da deputada Janaina”, disse ele.
O deputado Silvio Fávero (PSL), que é oposição ao governo e a atual mesa diretora, tentou montar uma nova chapa, mas não conseguiu obter o apoio dos colegas.
O Supremo Tribunal Federal (STF) anulou a posse do deputado Eduardo Botelho a pedido do partido Rede Sustentabilidade, sob o argumento de que a recondução dele ao cargo pela terceira vez era inconstitucional.
Na decisão, o ministro Alexandre de Moraes frisa a inconstitucionalidade da recondução sucessiva aos cargos da Mesa Diretora.
O magistrado ainda determinou a realização de nova eleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, sem a participação dos parlamentares que compuseram a Mesa nos biênios 2017/2018 e 2019/2020, nos mesmos cargos.
A Confederação Nacional das Carreiras e Atividades Típicas de Estado (Conacate) já tinha entrado com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no STF contra a reeleição dele, com a mesma alegação de que a reeleição das mesas diretoras são proibidas na Câmara e no Senado e a mesma regra deve valer para as câmaras e assembleias legislativas nos estados e nos municípios.
Nova Mesa Diretora
– Max Russi (PSB) na presidência
– Dilmar Dal Bosco (DEM) na 1ª vice-presidência
– Wilson Santos (PSDB), 2ª vice-presidência
– Eduardo Botelho (DEM), na 1ª secretaria
– Janaína Riva (MDB) na 2ª secretaria
– Delegado Claudinei (PSL) na 3ª secretaria
– Allan Kardec (PDT) na 4ª secretaria
InformaMT/G1