Netanyahu diz que irá pedir destituição de Ronen Bar, chefe do serviço de segurança interna de Israel

    7


    Relação entre o primeiro-ministro e Bar tem sido descrita pela mídia israelense como ‘tensa’ em meio à guerra do país contra o grupo terrorista Hamas, em Gaza. Netanyahu durante coletiva à imprensa na Casa Branca, após encontro com Trump
    Jim Watson / AFP
    O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou neste domingo (16) que irá apresentar, ainda nesta semana, um pedido de destituição de Ronen Bar, chefe do serviço de segurança interna.
    “Devido à contínua falta de confiança, decidi apresentar uma proposta ao governo para encerrar o mandato do chefe do Shin Bet [como é conhecida a agência de segurança], Ronen Bar”, anunciou Netanyahu.
    A relação entre o primeiro-ministro e Bar tem sido descrita pela mídia israelense como “tensa” em meio à guerra do país contra o grupo terrorista Hamas, em Gaza.
    Em uma declaração em vídeo, Netanyahu reforçou que há muito tempo perdeu a confiança em Ronen Bar. Afirmou ainda que confiar no chefe do serviço de segurança interna é algo crucial em tempos de guerra.
    O conflito entre Israel e Hamas foi desencadeado após um ataque surpresa do grupo terrorista, em 7 de outubro de 2023.
    A ofensiva, tida como o maior fracasso de segurança de Israel, resultou em 1.200 pessoas mortas e 251 sequestradas para Gaza, no dia mais mortal do país, de acordo com os números israelenses.
    Atualmente, o serviço de segurança interna de Israel faz parte de uma investigação sobre possíveis ligações entre funcionários do escritório de Netanyahu e o Catar, país que tem mediado as negociações de cessar-fogo.
    Netanyahu diz que aceitou plano para estender cessar-fogo em Gaza, mas que terroristas do Hamas foram contra
    source
    Fonte: G1