24 C
Cuiabá
sábado, novembro 23, 2024

Dia do Consumidor – Deputado Sebastião Rezende tem atuação destacada na defesa dos consumidores

Enquanto presidente da Comissão de Defesa do Direito do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o deputado estadual Sebastião Rezende tem dado especial atenção a diferentes pautas e necessidades da sociedade mato-grossense ligadas à área consumerista. Nesta sexta-feira, 15 de março, Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, vale informar que a ALMT é uma das entidades que atuam diretamente nessa questão, justamente por meio da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte.
Conforme Rezende, o colegiado tem atuado de forma contundente em diferentes frentes em prol da defesa dos consumidores nos últimos anos. “Nós tivemos, além da análise e aprovação de proposituras de projetos de lei que tramitaram na comissão, a realização de audiências públicas. Foram chamadas aqui autoridades do Procon, Defensoria Pública do Estado, também da própria Ager [Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados], que tem a função de fiscalizar os serviços ligados a energia, transporte e telefonia”, afirmou o parlamentar.
“Uma das audiências discutiu a falta de energia em localidades em que há algum tempo foram implantadas moradias e a energia não chegou, problemas em municípios que têm queda de tensão, que precisam de expansão de rede. Nós tivemos a oportunidade de ter aqui toda a diretoria da Energisa (concessionária de energia em Mato Grosso), inclusive o diretor-presidente da Energisa Mato Grosso, além de prefeitos, vereadores interessados no assunto que puderam falar e cobrar respostas. A empresa apresentou à Comissão de Defesa do Consumidor um relatório com as ações que vão ser desenvolvidas ao longo do período para sanar esses problemas”, lembrou Rezende.
O parlamentar também ressalta que foram feitas audiências para discutir a saúde pública do Estado para, por exemplo, encontrar soluções para problemas entre municípios e hospitais filantrópicos, como Hospital de Câncer, em Cuiabá, e a Santa Casa de Rondonópolis, além da formação de filas para cirurgias nos Hospitais Regionais. Outro debate foi realizado para cobrar transparência na fila de pacientes que aguardam atendimento com a solicitação de desenvolvimento de um aplicativo para isso – o que já está em andamento. Nessa seara, ele é o autor da Lei nº 10.783/2018, já regulamentada, que dispõe sobre a transparência na Política Estadual de Regulação do SUS em Mato Grosso.
Inclusive, neste começo do ano de 2024, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MP-MT), a pedido do deputado Sebastião Rezende, informou que vai reforçar a atuação para a criação do referido aplicativo, com o fim de que o cidadão venha acompanhar sua ordem na fila dos procedimentos de saúde e saber como está o avanço da mesma, para assim cobrar providências dos órgãos competentes. A ideia é que o dispositivo também seja utilizado para agendamento e recebimento de informações sobre solicitação de serviços na área da saúde.
Rezende ainda citou ações da comissão para solucionar problemas de estradas pedagiadas, como a falta de oferta de serviço de guincho, e para cobrar a oferta de transporte em áreas onde deixaram de rodar vans e micro-ônibus do chamado “transporte alternativo”. No ano passado, por exemplo, discutiu melhorias na prestação de serviços aos usuários das rodovias MT-246, MT-343 e MT-358, no trecho entre o entroncamento com a BR-364, no município de Jangada, até o entroncamento do Itamaraty Norte, próximo ao município da Campo Novo dos Parecis.
Da mesma forma, cobranças em relação a diferentes outras rodovias no Estado de Mato Grosso têm sido efetivadas pelo deputado Sebastião Rezende, através da Comissão de Defesa do Direito do Consumidor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE

NOTÍCIAS

Leia mais notícias