32 C
Cuiabá
domingo, novembro 24, 2024

Grupo pede que Faiad segue como presidente do MDB em Cuiabá; advogado crê em consenso

Militantes ligados ao advogado e ex-presidente do MDB municipal, Francisco Faiad, se reuniram na noite desta sexta-feira (18) em frente ao diretório municipal do MDB, localizado no bairro Santo Rosa, contra a  diretoria executiva provisória da legenda em Cuiabá, sob comando da deputada estadual, Janaina Riva. Eles não conseguiram entrar no local, que foi “fechado” sem aviso.

O grupo, formado em sua maioria por candidatos a vereadores na eleição deste ano, defende a permanência do advogado na presidência do partido.

Em conversa com o FOLHAMAX, Faiad tentou colocar “panos quentes” nos atritos recentes no partido e descartou existir rusgas entre os correligionários. “Não é um protesto. É uma reunião, onde alguns filiados iriam declarar ao presidente regional, apoio a manutenção da atual diretoria. É uma manifestação de filiado, democrática, livre. Eu avalio como natural, dentro de um partido político”, disse Faiad.

Ocorre que as  eleições municipais de 2020 deixaram “rusgas” no MDB de Mato Grosso que já provocaram um “racha” dentro da sigla. Em meio a uma disputa de poder entre o grupo do MDB liderado pela deputada Janaina Riva e outro, que tem o advogado como líder.

Faiad diz que está previsto para próxima semana um encontro de alinhamento com o presidente estadual do MDB, o deputado federal Carlos Bezerra. “Ele está aguardando melhorar do quadro da Covid, para reunir a executiva estadual e conversar a respeito. Isso deve acontecer semana que vem”.

Segundo o ex-presidente da OAB de Mato Grosso, o partido deve chegar a um denominador comum e o partido sair fortalecido. “Converso com a Janaina Riva, está no mesmo compasso de espera. Vamos esperar o deputado melhorar da Covid e na semana que vem,  ele reúne a executiva e a executiva delibera a respeito. Nós estamos em paz, nós somos do mesmo partido. Não há nenhum problema, os fatos serão resolvidos internamente e todos trabalharemos em 2021 pelo bem do MDB”,  disse.

RACHA

Durante as eleições de 2020, Janaína Riva e o então candidato à reeleição, Emanuel Pinheiro, trocaram farpas publicamente – reflexo de que já não vinham caminhando juntos no partido há algum tempo. Num outro sinal que sugere o “isolamento” de Emanuel Pinheiro na sigla, Carlos Bezerra fez um “convite” ao governador Mauro Mendes (DEM) para se filiar ao MDB. No âmbito estadual, está correto dizer que Mendes e Pinheiro protagonizam hoje um dos maiores embates na política partidária de Mato Grosso, e inclusive já proferiram ofensas públicas um contra o outro.

O MDB é um partido que possui grande influência sobretudo na Baixada Cuiabana – os prefeitos das duas maiores cidades de Mato Grosso (Cuiabá e Várzea Grande), vem da agremiação.

FONTE: FOLHAMAX

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE

NOTÍCIAS

Leia mais notícias