32 C
Cuiabá
domingo, novembro 24, 2024

TSE cassa prefeita reeleita em cidade de MT; família tentava 3º mandato

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou um recurso e manteve a impugnação do registro de candidatura da prefeita reeleita de Torixoréu (500 KM de Cuiabá), Inês Coelho (DEM). O julgamento ocorreu em sessão ocorrida nesta sexta-feira (18).

O placar da votação no TSE foi de 6 x 1 contra Inês Coelho – apenas o ministro Edson Fachin divergiu do relator do recurso, o também ministro Luís Felipe Salomão.

A Corte Superior confirmou, desta maneira, as decisões já tomadas pela 9ª Zona Eleitoral de Barra do Garças, e ratificada posteriormente pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), que acataram uma representação do Ministério Público Eleitoral (MPE) pela impugnação.

O MPE pediu a impugnação do registro de candidatura ao indicar que a prefeita, além de ter sido eleita em 2016, também ocupou o lugar do seu marido, ex-prefeito Odoni Mesquia, cassado ainda em 2016 pela Câmara de Vereadores do Torixoréu.

O MPE alegou tentativa de “perpetuação de um mesmo grupo familiar” no poder. “Se o registro da candidatura de Inês for deferido, haverá perpetuação de um mesmo grupo familiar no poder por um possível terceiro mandato consecutivo, caso ela se sagre vencedora nas eleições”.

O 2ª colocado na disputa pela prefeitura de Torixoréu, o pecuarista Lincoln Saggin (PL), aguarda um recurso que tramita no TRE-MT que o declarou inelegível. Ele também pede para tomar posse no lugar de Inês Coelho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE

NOTÍCIAS

Leia mais notícias