28 C
Cuiabá
sexta-feira, novembro 22, 2024

Fávaro diz que crimes ambientais matarão “galinha dos ovos de ouro” e promete atenção à sustentabilidade

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), participou de cerimônia de transmissão de cargo na sede da Embrapa, nesta segunda-feira (2). No discurso, ele citou preocupação com as mudanças climáticas e prometeu atenção à sustentabilidade, indispensável para manter ‘a galinha dos ovos de ouro’. Ao lado do ministro estavam o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho (UB); o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB); o ex-deputado federal, Neri Geller (PP), e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.

Recém-empossado, o Fávaro também discursou sobre a fome no país e sobre o alinhamento com os ministérios do Desenvolvimento Agrário e do Meio Ambiente. Na sequência, Fávaro falou sobre o ‘gargalo’ da Agricultura e afirmou que o Brasil se tornou ‘párea mundial’ com o desrespeito ao meio ambiente. O que, segundo ele, será seu maior desafio.

“Esse é o maior desafio, reconstruir pontes com a comunidade internacional. Não só porque eles querem, mas porque se faz necessário. O Brasil é esse grande produtor brasileiro porque tem alguns bons ativos, gente vocacionada, máquinas de última geração, terras propícias, sementes, tecnologia, tudo a disposição. São grandes ativos para nos tornarmos recordistas na produção de alimentos, mas de nada valeriam esses ativos se não tivessemos o prinicpal, clima, chuva, a abundância da estabilidade climática. Ao precarizarmos o combate ao crime ambiental, nós estamos matando a galinha dos ovos de ouro e o futuro das próximas gerações”, declarou.

Fávaro também elogiou o trabalho de todos os ministros da Agricultura, inclusive aqueles que atuaram na gestão passada, do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Esse grupo de pessoas, ministros e gestores, focados, conhecedores das profundidades e dos desejos e anseios para que nós pudéssemos fazer uma agricultura cada vez maior, tirou o Brasil de 70 a 80 milhões de toneladas em 2002 para mais de 300 milhões de toneladas em 2022. É o fruto da ação de todos e também da inciativa privada, da população brasileira e da pesquisa”, reforçou.

BOTELHO

O olhar para a sustentabilidade, para a agricultura familiar e para as pessoas foram preocupações expressadas pelo presidente da AL na posse do governador Mauro Mendes (UB) no último domingo (1º). Nesta segunda-feira, ele participou da cerimônia de transmissão do cargo ao ministro Carlos Fávaro, endossando o discurso de preocupação social e ambiental do grupo que se consagrou como principal adversário de Mendes nas eleições de 2022.

À época, Neri Geller era candidato ao Senado na chapa do presidente Lula (PT) e a esposa do prefeito Emanuel Pinheiro, Márcia Pinheiro, fez oposição direta ao governador como candidata ao Palácio Paiaguás. Quando se dirigiu a Mauro Mendes na noite do último domingo, Botelho foi enfático: “nós poderemos ir além das obras, além das metas econômicas, pois um Estado bom para se viver .

Hiper Noticias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE

NOTÍCIAS

Leia mais notícias