Gazeta Digital
Todos os bloqueios ao longo da BR-163, em Mato Grosso, foram liberados na tarde desta quinta-feira (3). A desobstrução ocorreu após pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL), em vídeo. Os manifestantes protestam contra o resultado da eleição presidencial do último domingo (30).
Nesta quinta-feira (03), de acordo com o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, as forças de segurança acompanham as ações de desmobilização, assim como os trechos em que ainda existem bloqueios no Estado.
Desde a terça-feira (1), Bustamante havia anunciado medidas para liveração do trânsito, contudo os protestantes seguiram parados.
Na noite de quarta-feira (2), Bolsonaro publicou vídeo, que foi replicado pelo governador Mauro Mendes (União), no qual pedia a liberação das estradas, para que a economia do país não seja prejudicada, assim como para garantia de ir e vir dos cidadãos.
O ato é investigado pelo Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE) e a Defensoria Pública também cobra informações sobre as medidas adotadas.
Pacientes em tratamento médico foram prejudicadas, assim como mercados e postos foram desabastecidos pelos bloqueios impostos pelo movimento de direita.