Embora a atual legislatura não tenha se encerrado, as articulações para a Eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) já começa a movimentar intensamente os parlamentares nos bastidores.
Nesta terça-feira (11), o atual presidente da Casa de Leis, deputado Eduardo Botelho (União), comentou sobre o assunto e aproveitou a oportunidade para rebater a deputada Janaina Riva (MDB), que alega dificuldades para disputar o comando do Legislativo diante do “conservadorismo” dos deputados.
“Não, ela já subiu várias vezes à presidência, não tem nada disso. É composição mesmo, a eleição lá é outra, é uma eleição interna. Os deputados que decidem”, afirmou em entrevista à Jovem Pan Cuiabá.
Na semana passada, Janaina relatou certas dificuldades para conseguir o apoio dos colegas. Na ocasião, a parlamentar enfatizou que foi a “deputada reeleita e mais votada” pela 2ª vez ao defender seu nome ao cargo.
Botelho, que já articula sua permanência no posto mais alto da ALMT, destacou que o a votação nas urnas não influencia no processo, já que a Presidência da ALMT é definida pelos próprios deputados. “São composições partidárias, não tem nada a ver com a quantidade de votos que você tem aqui”, disse.
Ao final, ele ainda lembrou o pai de Janaina, o ex-deputado José Geraldo Riva, foi eleito presidente da Casa de Leis, mesmo não tento uma votação expressiva. “O Riva quando foi eleito na mesa no primeiro mandato dele foi um dos últimos, se não o último entre os menos votados. É a composição que os deputados fazem lá dentro da Mesa”, finalizou.
Fonte: Gazeta Digital