27 C
Cuiabá
sexta-feira, novembro 29, 2024

900 famílias de MT em fila de adoção esperam por crianças

InformaMT

Mato Grosso tem, atualmente, 36 crianças e adolescentes aptos para serem adotados e 832 famílias habilitadas que estão na fila de adoção, segundo dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

No entanto, a preferência das famílias por crianças com idades até 5 anos e sem deficiência ainda é um problema enfrentado pelo Poder Judiciário de Mato Grosso.

De acordo com Elaine Zorgetti Pereira, secretária-geral da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), da Corregedoria de Justiça, que trabalha no sistema de adoção há quase 10 anos, apesar dessa preferência, a maioria das famílias mato-grossenses não delimita as outas características, como cor ou sexo da criança e adolescente.

Para adotar uma criança, a pessoa ou família interessada deve se habilitar no site do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e preencher um formulário com dados e perfil da criança que se tem desejo. O procedimento de documentação é exigido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“A partir desse momento, o processo é protocolado nas Varas de Infância do município onde essa pessoa mora. Ela é inserida no sistema do SNA e aguarda a criança no perfil que ela deseja”, explicou a secretária.

Mato Grosso tem 432 crianças e adolescentes acolhidos em 83 instituições sociais e abrigos no estado, no entanto, há 36 aptas para serem adotadas. Dos que estão em abrigos, são 198 do sexo masculino e 234 do feminino.

Dessas 36 aptas, 25 são meninos e 11 são meninas. Nove deles têm algum tipo de deficiência física e mental ou mental e 17 deles estão com idade entre 15 a 18 anos.

“Essas crianças e adolescentes são acolhidos por vários motivos: abandono, risco de vida, maus-tratos. Nem todas as crianças acolhidas estão disponíveis para adoção. O judiciário vai verificar se ela tem possibilidade de retorno à família de origem, pai ou mãe, ou avós e tios. Se não, ela será destituída dessa família e aí sim ela estará disponível para adoção”, detalhou Elaine.

A ordem de adoção é cronológica respeitando a data em que as famílias procuraram o judiciário e se colocaram como interessadas no processo.

“Temos crianças disponíveis para adoção, mas fora do perfil desejado. Em Mato Grosso, a maioria desejada pelas famílias são crianças de 3 a 5 anos. Um ponto positivo é que a maioria coloca sexo e cor indiferentes. Há sete anos ainda tinha preferência de cor clara e menina. A maioria prefere crianças saudáveis”, lembrou a secretária.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE

NOTÍCIAS

Leia mais notícias