VÍDEO: Senadores trocam tapas e empurrões durante sessão no México

    9


    Senadores trocam agressões durante sessão no México
    Senadores mexicanos partiram para a agressão física nesta quarta-feira (27), após um debate acalorado sobre supostos pedidos da oposição para que os Estados Unidos interviessem militarmente contra os cartéis do narcotráfico. Assista acima.
    ✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
    A briga foi protagonizada pelo presidente do Senado, Gerardo Fernández Noroña, e pelo opositor Alejandro “Alito” Moreno, que já haviam discutido dias atrás por acusações de narcotráfico contra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.
    Alito, do partido minoritário PRI, denunciou Maduro à Procuradoria-Geral por supostos vínculos com cartéis mexicanos e insinuou que o presidente estaria ligado a atividades ilegais do governo do México, o que Noroña negou.
    Após a sessão desta quarta, Moreno subiu à tribuna e encarou Noroña por não lhe ter dado a palavra. Ele empurrou o líder governista várias vezes, deu um tapa em seu pescoço e derrubou um homem que tentou interferir.
    Um cinegrafista que trabalha para Noroña também foi empurrado e caiu. Ele precisou de atendimento médico. O tumulto ainda envolveu outro senador da oposição e fez com que alguns legisladores tentassem separar a briga.
    Noroña afirmou que vai protocolar uma queixa contra Alito e classificou o caso como grave. O partido Morena, que governa o México, escreveu que os opositores mostraram o rosto “fascista e violento” mais uma vez.
    “Revivendo as práticas do regime autoritário, Alito Moreno atacou violentamente Noroña, funcionários do Senado e membros da sessão. Não ao fascismo”, publicou.
    Já Alito acusou o presidente do Senado de “covardia” e disse que foi Noroña quem iniciou o confronto físico.
    “Ele deu o primeiro empurrão, e o fez por covardia”, escreveu o opositor em uma rede social. “Quando Noroña cruzou a linha, ele sabia exatamente o que estava fazendo. Eles são muito machistas quando têm poder.”
    LEIA TAMBÉM
    Milei é retirado às pressas de carreata após ataques com pedras e confusão
    VÍDEO: EUA divulgam imagens de navios de guerra em operação no Atlântico em meio a envio de frota para perto da Venezuela
    ONU diz que fome em Gaza é ‘crise provocada pelo homem’ e pede que Israel suspenda restrições de entrega de ajuda humanitária
    O senador Alejandro Moreno (à esquerda) se envolve em uma confusão com o senador Gerardo Fernández Noroña em 27 de agosto de 2025
    Stringer/AFP
    Senadores mexicanos trocam agressões durante sessão
    Senado do México
    VÍDEOS: mais assistidos do g1
    source
    Fonte: G1