Licenciado da Câmara de Várzea Grande desde o dia 30 de março deste ano para atuar na linha de frente contra o coronavírus, o médico Miguel Angel Claros Paz, conhecido como Dr. Miguel, e vereador pelo PSDB, foi infectado pela Covid-19 e está com 50% dos pulmões comprometidos. Aos 58 anos, ele é considerado integrante do grupo de risco que pode ter complicações com a doença por ser obeso e sedentário, mas garante que está bem, na medida do possível e segue em tratamento domiciliar. Também não pretende buscar uma unidade de saúde, apesar da insistência dos familiares.
Em entrevista o médico e vereador explicou que iniciou o tratamento com medicamentos no dia 10 deste mês quando sentiu os primeiros sintomas da Covid-19. Inicialmente, sentiu um cansaço, averiguou que sua saturação do oxigênio estava em 82% e já entrou em repouso. Ao verificar novamente a saturação percebeu que subiu para 85% e teve a certeza que estava infectado pelo novo coronavírus.
No mesmo dia, fez uma tomografia do tórax, que segundo ele, não mostrou nada crítico, mas os exames laboratoriais de PCR vieram alterados. A partir de então, já entrou com medicamentos fazendo uso de azitromicina, dexametasona e ivermectina. Por apresentar sobrepeso e ser sedentário, também entrou com tratamento à base de corticoides, passou a fazer repouso e cuidar da hidratação.
Quatro dias depois, outra tomografia mostrou um comprometimento de 20% dos pulmões. “E ontem fiz novo controle de tomografia e evoluiu para 50% de comprometimento pulmonar e exames laboratoriais pioraram mostrando 121 de PCR, mas estou bem. Vou continuar fazendo tratamento domiciliar e acompanhamento com bastante critério e muito cuidado”, explica o vereador ao revelar que o acompanhamento é feito pelo Dr. Miguel, ou seja, por ele próprio.
Simpático, o médico-vereador lembra que desde março vinha atuando na linha de frente atendendo em diferentes unidades de saúde da rede privada e pública, sempre que era solicitado. E agora ele virou paciente. “Mas é assim mesmo, soldado no final de guerra é abatido. Não teve jeito. Mas estou indo bem e clinicamente estável. Venho tomando medicamentos e Deus há de querer que em mais alguns dias sairei vitorioso”, colocou.
Dr. Miguel explicou que sua estratégia e seguir lutando para controlar a respiração e não precisar de internação hospitalar, nem de intubação. “A família quer que eu vá para um hospital, mas não vou, meu tratamento será domiciliar”, diz ele.
AGRADECIMENTO
Durante a sessão, o presidente da Câmara de Várzea Grande, Fábio Tardin (DEM), anunciou que o Dr. Miguel foi infectado pela Covid-19 e pediu orações ao colega. Também elogiou sua atitude de se licenciar da Casa para se dedicar à medicina atuando na linha de frente do coronavírus no Hospital Santa Rita. “Quero pedir orações ao Dr. Miguel, que ele melhore porque é um lutador, um guerreiro que no final foi abatido. Um médico que lutou e ajudou a salvar vidas, ajudou munícipes e fez um grande trabalho durante a pandemia”, disse o presidente do Legislativo Várzea-grandense.
Dr. Miguel usou aproveitou a entrevista ao FOLHAMAX externar seu agradecimento em público. “Até me afastei da Câmara em março para atuar na linha de frente e agradeço as palavras de reconhecimento do meu presidente da Câmara. É isso que é importante na vida do profissional que está na luta contra a Covid. Não é ganhar o melhor salário, nem benesses e sim o reconhecimento”, pontuou.
Fonte: Folhamax