terça-feira, 1, abril , 2025 02:18

Trump diz não ligar se carros estrangeiros ficarem mais caros

O presidente Donald Trump disse que espera que os consumidores migrem para carros fabricados nos EUA se as montadoras aumentarem os preços em resposta às tarifas de 25% sobre todos os veículos e peças importados que ele prometeu impor.

“Não me importo se eles aumentarem os preços, porque as pessoas vão começar a comprar carros americanos”, disse Trump em uma entrevista à NBC News no sábado (29).

Trump foi questionado se avisou os executivos das montadoras para não aumentarem os preços ao consumidor em resposta às tarifas de 25% que ele planeja impor a alguns de seus produtos na próxima semana.

“Não, eu nunca disse isso”, afirmou Trump. “Espero que eles aumentem seus preços, porque se o fizerem, as pessoas vão comprar carros fabricados nos EUA”, disse ele.

O conselheiro comercial de Trump, Peter Navarro, disse no programa Fox News Sunday que as tarifas que começarão esta semana arrecadariam US$ 100 bilhões, enquanto os pacotes totais de tarifas arrecadariam outros US$ 600 bilhões.

“É o maior corte de impostos da história americana para a classe média, para os trabalhadores de colarinho azul”, disse ele, fazendo referência a um termo que a ex-candidata presidencial democrata Hillary Clinton usou para descrever alguns apoiadores de Trump em 2016.

Navarro também previu que as tarifas não significariam preços mais altos. “A razão pela qual não veremos inflação é porque os estrangeiros vão absorver a maior parte disso.”

A GM importa algumas picapes Chevrolet Silverado de fábricas no México e no Canadá e o SUV compacto de entrada Chevy Trax da Coreia do Sul. O SUV crossover Chevrolet Equinox também é importado. No ano passado, a GM vendeu mais de 200 mil unidades do Equinox e do Trax, que estão entre seus veículos mais baratos. A montadora também fabrica versões elétricas do Equinox e do Blazer no México.

Os americanos estão começando a mostrar alguma preocupação com o foco de Trump em tarifas em vez de reduzir os preços ao consumidor. Uma pesquisa da CBS-YouGov divulgada neste domingo (30) mostrou que quase dois terços, ou 64%, dos americanos acreditam que Trump não está dedicando tempo suficiente para reduzir os preços e mais da metade, 55%, dizem que ele está gastando muito tempo impondo tarifas.

Kevin Hassett, diretor do Conselho Econômico Nacional, disse no domingo que qualquer dor de curto prazo se dissiparia.

“Pense daqui a um ou dois anos, agora que temos essas tarifas automotivas, quantos carros serão fabricados nos EUA por empresas americanas com trabalhadores americanos? Vai ser um boom”, disse Hassett no programa Sunday Morning Futures da Fox News.

A partir da próxima semana, as novas tarifas de 25% se aplicarão a todos os veículos de passageiros e caminhões leves importados, bem como a peças-chave como motores, transmissões e componentes elétricos, além de quaisquer taxas já em vigor. As tarifas se aplicarão apenas à parte não americana de veículos e peças importados sob um acordo de livre comércio com o Canadá e o México.

Os preços dos automóveis são amplamente esperados para aumentar em milhares de dólares, com analistas do JPMorgan estimando que os preços subirão em média 11%.

noticia por : UOL

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE

NOTÍCIAS

Leia mais notícias