InformaMT
Conforme a nova decisão da Secretaria de Estado de Saúde (SES), as doses das vacinas contra a Covid-19 passarão a ser distribuídas mediante solicitação das gestões municipais. A mudança vale para os 141 municípios de Mato Grosso e levou em contra a aprovação dos secretários municipais e da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB-MT).
Segundo o governo, a medida se deve ao risco de perda de doses, devido ao prazo de validade, e à baixa procura por imunização em alguns municípios. “Desta forma, será encaminhado um quantitativo compatível à necessidade local”, anunciou a SES.
O secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, disse que a mudança é necessária para evitar que haja perdas de imunizantes em Mato Grosso e para distribuir de forma mais efetiva as doses que chegam ao estado.
Segundo o secretário adjunto de Atenção e Vigilância à Saúde da SES, Juliano Melo, a logística já ocorre com todos os outros imunizantes da Campanha Nacional de Imunização e, agora, também passa a valer para as vacinas contra a Covid-19. “As solicitações deverão ser feitas por meio do Sistema de Insumos Estratégicos em Saúde (Sies), conforme fluxo já estabelecido com as demais vacinas”, destacou.
A medida vale para todos os municípios e para todos os tipos de vacinas. Porém, com ênfase para a Pfizer por causa do curto prazo de validade. “Este imunizante tem apenas 30 dias de validade após o descongelamento”, pontuou o secretário adjunto de Atenção e Vigilância à Saúde da SES, Juliano Melo.
A Resolução da CIB ainda prevê que os municípios deverão solicitar o quantitativo de doses uma vez por semana, às sextas-feiras. A entrega das doses será realizada na semana seguinte.
InformaMT/G1