A publicação do resultado do edital Viver Cultura – Identidades, da Lei Paulo Gustavo, foi prorrogada para a próxima quinta-feira (03.10). O novo cronograma da seleção pública está disponível no site da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Acesse o documento aqui.
Totalizando R$ 2,8 milhões em investimentos, o edital contempla 56 projetos para fomentar atividades artístico-culturais protagonizadas por populações que fazem parte da diversidade mato-grossense.
Dentre os beneficiados podem estar povos indígenas e ciganos, comunidades quilombolas, ribeirinhas e da agricultura familiar, imigrantes, pessoas com deficiência, pessoas lgbtqiapn+, além de cultura hip hop, capoeira, culturas de matrizes africanas e festas populares.
Após a análise técnica relacionada à relevância cultural dos projetos, encontra-se em andamento o processo de avaliação da heteroidentificação, que considera critérios sociais, econômicos e territoriais.
“É um edital que atende muitos segmentos culturais e recebemos uma quantidade grande de propostas inscritas. Em breve, todo o processo será concluído e teremos ações plurais e representativas acontecendo por todo o Estado”, explica a secretária adjunta de Cultura da Secel, Keiko Okamura.
Editais finalizados
Nos últimos dias, a Secretaria Estadual publicou os resultados finais de cinco editais e a convocação para que os proponentes dos projetos selecionados apresentem os documentos complementares para formalização. Confira quais são os editais:
Cinemotion de Apoio a Espaços de Exibição
Cinemotion de Acervo/Publicação
MT Criativo – Feiras de Economia Criativa/Solidária
Outros cinco já haviam sido finalizados anteriormente: Cinemotion de Produção Audiovisual, MT Preservar – Projetos Executivos, MT Museus, Documentário Temático e Diretor(a) Estreante.
Todos os 14 editais da Lei Paulo Gustavo em Mato Grosso, seus anexos e encaminhamentos estão disponíveis no site www.secel.mt.gov.br/editais-cultura.
Fonte: SECOM MT